A caixa preta aberta: Uma jornada ao interior do computador

IFFar-FW

BRUNA ISABELY KUNZE 1 ; GABRIEL LUIZ BOTTEZINI 2 ; GUILHERME OLIVEIRA PITON 3 ; ISABELA DE MENEZES TREVISAN 4 ; TOBIAS ALVES ZANCAN 5 ; FERNANDO DE CRISTO 6
1KUNZE, B. I., e-mail: bruna.07099@aluno.iffar.edu.br 2BOTTEZINI, G. L., e-mail: gabriel.74056@aluno.iffar.edu.br 3PITON, G. O., e-mail: guilherme.04050@aluno.iffar.edu.br 4TREVISAN, I. M., e-mail: isabela.2023314366@aluno.iffar.edu.br 5ZANCAN, T. A., e-mail: tobias.15024@aluno.iffar.edu.br 6CRISTO, F., e-mail: fernando.cristo@iffarroupilha.edu.br

O presente projeto, explora os campos da tecnologia e educação por meio do estudo prático de hardware e sistemas computacionais. Fundamentado principalmente na obra de referência, Arquitetura de Computadores (CRISTO, 2013), o projeto tem como objetivo central a desmontagem de um computador para a análise detalhada e exposição de seus componentes. Visa, ainda, disseminar o conhecimento sobre o funcionamento das peças, destacar suas principais características como composição, interações sistêmicas, finalidades, dentre outras informações relevantes, com isso proporcionando ao público uma visão detalhada de como as funções internas de um computador são executadas. O desenvolvimento deste projeto foi estruturado em etapas, inicialmente, foi conduzido um estudo sobre os princípios de arquitetura de computadores, abordando tópicos como microprocessadores, memória RAM, placas-mãe e dispositivos de armazenamento (MORIMOTO, 2013). Essa pesquisa forneceu a base para a identificação e contextualização de cada componente, em seguida procedeu-se à seleção e aquisição dos componentes de hardware. Destaca-se que todos os itens foram obtidos integralmente por meio de doações, a fase de montagem do hardware foi realizada de maneira não convencional, com a instalação dos componentes fora de um gabinete, em uma estrutura de exposição aberta. Essa estratégia permitiu a visualização completa do sistema em funcionamento, facilitando a compreensão das conexões e fluxos de dados. Para complementar a exposição física, foram desenvolvidos materiais explicativos, como banners e painéis visuais, que traduzem conceitos técnicos complexos para uma linguagem acessível. A abordagem educacional é fortalecida pela interação direta com o público, por meio de explicações orais e demonstrações práticas, proporcionando uma experiência imersiva e interativa. A conclusão do projeto almeja um aprimoramento substancial na compreensão dos processos lógicos e eletrônicos que são intrínsecos ao funcionamento de um computador. Além disso, busca-se promover uma maior familiaridade do público em geral com conceitos técnicos que, predominantemente, se apresentam como desconhecidos para a maioria. O sucesso do trabalho é medido não apenas pela exposição em si, mas pela melhoria do desempenho dos participantes em sala de aula e pelo aprimoramento de suas habilidades como futuros técnicos em informática.

Referências bibliograficas:

CRISTO, Fernando de; PREUSS, Evandro; FRANCISCATTO, Roberto. Arquitetura de Computadores. Frederico Westphalen, RS: Rede e-Tec Brasil, 2013.

MORIMOTO, Carlos E. Hardware II : O guia definitivo. Porto Alegre: Sul editores. 2013.

Palavras chaves: Hardware, Componentes do computador, Educação, Tecnologia

Obs.: Este resumo contém 336 palavras