XEQUE-MATE NO CONHECIMENTO: O XADREZ COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO E INCLUSÃO

C. E. Dr. Dorvalino Luciano de Souza

ANA JULIA RIBEIRO 1 ; MICHELI BRIZOLLA BERNARDI 2 ; THOMÁS ZANDONÁ STEFFENS 3 ; WILIAN BORTOLINI GOBI 4 ; ALBERTO MOI 5 ; ANDIARA ZANDONÁ 6
1Estudante, e-mail: betomoiii@gmail.com 2Estudante , e-mail: betomoiii@gmail.com 3Estudante (TEA), e-mail: andizandona@gmail.com 4Estudante (TEA), e-mail: betomoiii@gmail.com 5Professor Alberto , e-mail: betomoiii@gmail.com 6Professora Andiara , e-mail: andizandona@gmail.com

O projeto Xeque-Mate no Conhecimento: o xadrez como ferramenta de aprendizado e inclusão surgiu no Colégio Estadual Dr. Dorvalino Luciano de Souza, em Cerro Grande/RS, com a justificativa de promover práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas capazes de ampliar as possibilidades de aprendizagem e socialização no ambiente escolar. Partindo da premissa de que o xadrez é uma atividade que estimula o raciocínio lógico, crítico e abstrato, o projeto busca também romper barreiras de acessibilidade, oferecendo aos estudantes, especialmente aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a oportunidade de desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais em um espaço coletivo e integrado. Os objetivos centrais da iniciativa consistem em utilizar o tabuleiro de xadrez em formato gigante como recurso interdisciplinar de ensino, potencializar a concentração, a criatividade, a autonomia e o desempenho escolar dos alunos, além de fortalecer a inclusão educacional em consonância com as políticas públicas de atendimento educacional especializado. A metodologia envolve pesquisa aplicada com abordagem qualitativa e exploratória, oficinas práticas, atividades de campo, acompanhamento pelo AEE, parcerias com instituições públicas e privadas e integração do projeto em eventos esportivos e científicos, como as Paraolimpíadas Escolares e as mostras regionais de ciências. Como resultados já observados, destacam-se a ampliação da participação discente em atividades cooperativas, o fortalecimento da socialização entre os alunos, a valorização do protagonismo estudantil e a consolidação de práticas de ensino que associam raciocínio estratégico e inclusão. Espera-se, ainda, que a continuidade do projeto contribua para a formação integral dos estudantes, para a diminuição das barreiras atitudinais e para o reconhecimento do xadrez como ferramenta educativa capaz de unir desenvolvimento intelectual, inclusão social e inovação pedagógica. Em conclusão, o projeto se apresenta como uma experiência significativa e transformadora, que alia teoria e prática em benefício da aprendizagem e da construção de uma escola mais inclusiva, democrática e acessível.

Referências bibliograficas:

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MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 6. ed. Campinas: Papirus, 2013.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Palavras chaves: inclusão; raciocínio lógico; TDH; TEA; xadrez

Obs.: Este resumo contém 308 palavras