COOPCEEDO: Rastreamento digital de colmeias meliponíneas

C. E. Dr. Dorvalino Luciano de Souza

ISAIAS STEFFENS 1 ; JAISY OLIVEIRA SOARES 2 ; REGIS AUGUSTO SOARES BRIZOLA 3 ; ELEANDRO MOI 4 ; LANA PATRíCIA MUHL 5
1Isaias, e-mail: isaias-6744849@estudante.rs.gov.br 2Jaísy, e-mail: jaisy-6817070@estudante.rs.gov.br 3Regis, e-mail: regis-abrizola@estudante.rs.gov.br 4Professor Eleandro, e-mail: eleandro-moi@educar.rs.gov.br 5Professora Lana, e-mail: lana-pmuhl@educar.rs.gov.br

A meliponicultura, que consiste na criação e cultivo de abelhas sem ferrão, é uma atividade de extrema importância para a preservação das espécies de abelhas nativas, mantendo a biodiversidade, para a polinização e, consequentemente, para a produção agropecuária. O presente projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um software de rastreamento das colmeias de abelhas sem ferrão do “Meliponário CEEDO” - meliponário “do” e “no” Colégio Estadual Doutor Dorvalino Luciano de Souza - Cerro Grande/RS - e o cadastramento de cada enxame no acervo da COOPCEEDO (Cooperativa Estudantil do Colégio Estadual Doutor Dorvalino Luciano de Souza), para identificar nome científico, nome popular, local e data de captura, agente da captura, características da espécie, local de ocorrência e desenvolvimento da espécie, número de registro no cadastro e QRcode para rastreabilidade. Visa, ainda, contribuir para a divulgação da atividade da meliponicultura no ambiente escolar, sob a coordenação da Cooperativa Estudantil. A metodologia do projeto incorpora a ação participante de docentes e estudantes no sentido da implantação, qualificação e ampliação de um meliponário no pátio do Colégio, como ação pedagógico-educativa para a proliferação de agentes polinizadores e o progressivo restabelecimento das espécies de abelhas nativas, além de incentivar estudos, manejo e produção da cultura meliponícola. O problema motivador para a pesquisa é a escassez de estudos e cadastros das espécies meliponícolas e o acompanhamento científico dos processos de manejo de cada colmeia. Docentes e estudantes do Ensino Médio Integrado ao curso de Informática são desenvolvedores/as e articuladores/as da proposta que, inicialmente, conta com dezenove colmeias. Os resultados esperados podem ser divididos em: pedagógicos, com o aprendizado dos estudantes no que se refere à captura, manejo e produção de mel, pólen e própolis; ambientais, com a preservação das espécies nativas de abelhas do Rio Grande do Sul; de gestão, com o controle e ampliação das colônias meliponíneas do Meliponário CEEDO.

Referências bibliograficas:

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Meliponicultura: instalação de meliponário. / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. 1. Ed. – Brasília: Senar, 2023. 198 p; il. 22 cm (Coleção Senar, 320)

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Meliponicultura: manejo de colônias. / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. 1ª. Ed. – Brasília: Senar, 2024. 114 p; il. 21 cm (Coleção Senar, 328)

Palavras chaves: Meliponicultura; Rastreabilidade; Tecnologia; Cooperativismo.

Obs.: Este resumo contém 306 palavras