IFFar-FW
O empreendedorismo constitui-se em um tema de crescente relevância, uma vez que envolve a identificação, desenvolvimento e implementação de oportunidades, buscando a inovação em um mercado competitivo e em constante mudança. Porém, apresenta altos índices de mau êxito, sendo 60% dos negócios no Brasil acabando após cinco anos, especialmente entre jovens que iniciam um negócio sem pleno conhecimento de suas próprias competências. Nesse contexto, a educação empreendedora ganha destaque como alternativa para a formação integral do futuro empreendedor. O presente trabalho tem como objetivo estudar a utilização de métodos de ensino e aprendizagem, buscando descobrir e entender as competências empreendedoras. O problema central investigado é a dificuldade de os jovens reconhecerem seus pontos fortes, assim comprometendo a sustentabilidade dos empreendimentos. O estudo foi desenvolvido a partir da elaboração de uma dinâmica prática, denominada “Descoberta de Perfil Empreendedor”, aplicada durante a Mostra Científica do Instituto Federal Farroupilha de Frederico Westphalen. A atividade combina elementos visuais e interativos, buscando respostas que conduzem o participante a um perfil empreendedor predominante, podendo ser “Criativo, Inovador, Resiliente ou Estrategista”, permitindo análises pessoais quanto a formação de um panorama coletivo. A metodologia caracteriza-se como pesquisa exploratória, com abordagem qualiquantitativa, aliando o caráter pedagógico e a coleta de informações. Espera-se como resultado a identificação de quais competências empreendedoras são predominantes entre os visitantes da mostra, assim como a percepção de lacunas que podem comprometer iniciativas e continuidades de empreendimentos quando não são acompanhadas de outras habilidades complementares. Após a identificação é possível perceber quais as melhores iniciativas para cada uma das quatro competências empreendedoras e possíveis dificuldades enfrentadas. Conclui-se que o uso de métodos alternativos de ensino, como dinâmicas interativas, pode representar uma estratégia eficaz para fortalecer a educação empreendedora, ao aproximar teoria e prática, estimular a participação ativa do público e promover o desenvolvimento de competências essenciais para a trajetória profissional e pessoal dos jovens.
Referências bibliograficas: