Desenvolvimento de um método de aprendizagem baseado na visualização de conceitos na prática: Linha de montagem simulada em sala de aula

IFFar-FW

ANDRESSA EDUARDA HEPP 1 ; MARIANA SACCHI HEINZMANN 2 ; RYTHELI PEREIRA VILHARVA 3 ; FERNANDO JOSé VINHAS SOUSA COELHO 4 ; MARILIA RODRIGUES 5 ; RICARDO BRANDãO MANSILHA 6
1HEPP, A. E., e-mail: andressa.2023310821@aluno.iffar.edu.br 2HEINZMANN, e-mail: mariana.2023300781@aluno.iffar.edu.br 3VILHARVA, R. P., e-mail: rytheli.2023300861@aluno.iffar.edu.br 4COELHO, F. J. V. S., e-mail: fernando.coelho@iffarroupilha.edu.br 5RODRIGUES, M., e-mail: marilia.rodrigues@ifpr.edu.br 6MANSILHA, R. B., e-mail: ricardo.mansilha@iffarroupilha.edu.br

Sistemas produtivos são complexos por natureza e, portanto, difíceis de serem estudados em sala de aula. Nos cursos de nível técnico integrado em Administração ofertados pelos Institutos Federais, o problema se agrava quando o assunto é produção e logística. Isso porque, são cursos direcionados ao público adolescente que nunca tiveram a oportunidade de trabalhar ou mesmo visitar um sistema produtivo. Nesse sentido, a proposta deste trabalho encontra-se no desenvolvimento de um método baseado na visualização dos conceitos de produção e logística a partir da simulação de linhas de montagens em sala de aula. Para tanto, a metodologia de pesquisa empregada na tentativa de desenvolver tal artefato foi a Design Science Research. O método de trabalho foi dividido em duas partes, sendo a primeira um estudo e validação de um modelo 3D impresso em 14 peças para linha de montagem e a segunda o desenvolvimento de um método de abordagem. Sendo assim, após a validação e publicação de um modelo representativo de uma empilhadeira em escala reduzida na XV Mostra de Educação Profissional e Tecnológica em parceria com o laboratório IF MAKER, iniciou-se a segunda parte do projeto. Nesta segunda parte, buscou-se ideias de como utilizar os modelos impressos para gerar conhecimento ao simular uma linha de montagem junto a disciplina de Produção e Logística. Neste sentido, inicialmente foram realizados testes com alunos do sétimo semestre da graduação em Administração no Instituto Federal Farroupilha em Frederico Westphalen e posteriormente os resultados foram validados com alunos do técnico integrado de Administração do Instituto Federal do Paraná, campus Barracão. Em paralelo a isso, foram investigados 61 conceitos de produção e logística dos quais 26 foram selecionados dado a possibilidade de ser explicado junto ao método proposto. Por fim, pode se dizer que os objetivos do trabalho foram alcançados satisfatoriamente. O resultado encontrado pela pesquisa foi um método dividido em 7 etapas, que passou a ser chamado de Método RAM: a) Apresentação do modelo; b) Capacitação verticalizada; c) Linha de montagem simulada; d) Coleta de dados de controle; e) Tratamento e análise dos dados; f) Relação dos aspectos teóricos e práticos; e g) Considerações finais do aprendizado. O Método RAM mostrou-se versátil na prática tendo em vista as inúmeras maneiras de conduzir atividades em busca do conhecimento. Isso porque, as linhas podem ser aprofundadas e estudadas, podem ser divididas e replanejadas. Os modelos podem ser mais simples ou mais complexos. A aprendizagem pode ir de conceitos básicos a estudos de probabilidades estatística, leitura de tempos e movimentos, previsões de capacidade fabril etc. Tudo isso de uma forma econômica, segura e lúdica. A reação dos alunos foi admirável. O conhecimento foi dominado em sala de aula.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: Impressão 3D, Práticas lúdica de ensino, Produção, Logística, Linha de montagem.

Obs.: Este resumo contém 444 palavras