Adição de álcool à gasolina: benefícios e prejuízos

IFFar-FW

HYTALLO DE JESUS 1 ; RAFAEL CASANI 2 ; VITOR BARIVIERA 3 ; JAIRO JOSÉ MANFIO 4
1Estudante: Técnico em Agropecuária, e-mail: jairo.manfio@iffarroupilha.edu.br 2Estudante Técnico Agropecuária, e-mail: jairo.manfio@iffarroupilha.edu.br 3Estudante Técnico Agropecuária, e-mail: jairo.manfio@iffarroupilha.edu.br 4Professor EBTT, e-mail: jairo.manfio@iffarroupilha.edu.br

O objetivo geral do projeto é analisar as consequências da transição da gasolina E27 (27% de etanol anidro) para a E30 ( 30% de etanol anidro). Os objetivos específicos incluem, demonstrar, de forma prática e visual, a presença de etanol anidro na gasolina por meio de um teste químico e discutir as diferenças entre as composições e os comportamentos químicos da gasolina e do etanol; e analisar os impactos econômicos e ambientais que essa alteração pode gerar, com foco em problemas que poderão ocorrer em veículos mais antigos. O uso de álcool (etanol anidro) é comum no Brasil, principalmente para redução na dependência de petróleo estrangeiro, devido à alta produção de etanol advindo da cana de açúcar; e menores impactos ambientais, decorrentes da menor taxa de emissão de CO2, agente causador do efeito estufa. Até pouco tempo atrás a gasolina comum possuía 27% de etanol anidro em sua composição, conhecida como E27. Porém em agosto de 2025, com a aprovação do Governo Federal, o Brasil passou a utilizar a gasolina E30, a qual contém 30% de álcool, essa mudança gerou discussões sobre potenciais impactos nos veículos e para os consumidores. Este trabalho visa analisar as implicações dessa mudança, discutindo os benefícios e os prejuízos de um possível aumento do teor de etanol na gasolina. A quantidade de etanol presente na gasolina será demonstrada com a adição de 50 ml água salgada a uma amostra de 50 ml do combustível. A análise se baseia na diferença de polaridade entre a gasolina (apolar) e o etanol (polar), que se mistura com a água (polar). O álcool presente na amostra será atraído pela água, formando uma camada precipitada no fundo do recipiente, separada da gasolina, que é mais leve e apolar. O aumento no volume da camada de água indicará a quantidade de álcool presente na gasolina, servindo como uma prova visual da sua composição. O teste visual demonstra claramente a separação das fases e indica a quantidade de etanol presente na composição do combustível analisado. A discussão sobre os impactos do E30 deve abranger os benefícios, como a redução da emissão de gases poluentes e a maior autonomia energética do país. Entretanto, é crucial analisar as consequências dessa mudança. O etanol tem um menor poder calorífico, o que pode levar a um aumento no consumo de combustível em comparação a gasolina. Além disso, por suas características químicas, pode causar corrosão em componentes do sistema de combustível de veículos não adaptados, especialmente em carros mais antigos. O projeto buscará analisar esses pontos, oferecendo uma discussão ampla sobre o tema. Concluímos que demonstração da análise da gasolina com álcool é uma ferramenta eficaz para entender a química por trás da gasolina e suas composições e que o aumento do teor de etanol para 30% traz benefícios ambientais e de segurança energética, mas exige atenção aos possíveis danos a veículos, principalmente os mais antigos. A conscientização sobre esses impactos é fundamental para que a transição seja realizada de forma a minimizar os problemas para os consumidores.

Referências bibliograficas:

Instituto Mauá de Tecnologia. E30: Estudo técnico realizado pela Mauá para o Ministério de Minas e Energias divulgado em 02/04/2025. Disponível em: Acesso em: Instituto Mauá de tecnologia. Acesso em: 03/09/2025.

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA. E30 e E15 entram em vigor no Brasil. Brasília, DF, 01 ago. 2025. Disponível em: GOV.BR. Acesso em: 03/09/2025.

CORTES, Pedro. Etanol na gasolina vai a 30% e biodiesel passa a 15%: isso é bom?. [S. l.]: CNN Brasil, 27 jun. 2025. Disponível em: CNN BRASIL. Acesso em: 03/09/2025.

Palavras chaves: Gasolina; álcool; combustíveis; meio ambiente.

Obs.: Este resumo contém 501 palavras