IFFar-FW
O presente trabalho tem como objetivo construir uma bobina de Tesla utilizando materiais acessíveis, com o intuito de demonstrar, de forma prática, os princípios da indução eletromagnética e da transformação de tensão. O projeto busca facilitar o entendimento de fenômenos elétricos, como descargas visíveis e condução sem fios, reforçando conceitos básicos da engenharia elétrica. Inventada pelo Físico Nikola Tesla no século XIX, a bobina de Tesla é um mecanismo que produz alta tensão e que remodelou a forma como se estuda a eletricidade. Teve grande importância histórica no desenvolvimento das formas de condução de energia, na criação de tecnologias de transporte e comunicação, e atualmente seus princípios estão presentes praticamente em todos os dispositivos eletroeletrônicos. A bobina é, basicamente, um transformador ressonante de alta tensão. Para o presente projeto, será construído dois protótipos, inicialmente optando pela bobina feita com pilhas ou baterias recarregáveis. A montagem de ambas exige os mesmos componentes, diferenciando-se apenas na opção de alimentação elétrica. Os materiais utilizados são: tubos de PVC, fio esmaltado fino, base de madeira ou acrílico e uma esfera ou toroide metálico. Já para a manipulação da fonte de energia serão utilizados um transistor, um resistor, transformador, um capacitor de alta tensão e um centelhador. O dispositivo utiliza o mesmo princípio de funcionamento de transformadores de tensão: por meio da construção de uma bobina primária com apenas algumas voltas de fios de cobre, conectada a uma fonte de corrente alternada de baixa tensão, podemos induzir correntes em uma bobina secundária pelo princípio de indução eletromagnética. Esta potencializa a tensão original, estabelecendo um aumento proporcional ao número de voltas de fio da segunda bobina, que está conectado à um terminal de saída, composto por uma esfera feita de um material condutor. Este terminal permite a passagem da eletricidade presente no dispositivo para o meio externo. Desta maneira, espera-se que a bobina de Tesla construída possa demonstrar, de maneira didática e visual, o fenômeno da indução elétrica, através da produção de feixes de eletricidade visíveis pelo terminal de saída, assim como pela indução de corrente elétrica em lâmpadas, fazendo com que elas acendam. A bobina de Tesla é uma ferramenta muito eficaz para o ensino de Eletromagnetismo. Ela revolucionou o estudo da eletricidade ao permitir a condução sem fios e influenciar tecnologias como rádio e televisão. Este projeto propõe a construção desta a partir de materiais acessíveis, com alimentação por pilhas ou baterias recarregáveis, para demonstrar de forma prática os princípios da indução eletromagnética e da transformação de tensão.
Referências bibliograficas:
● ALTMANN, Gabriel Eduardo et al. BOBINA DE TESLA. Anais da Feira de Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura do Instituto Federal Catarinense do Campus Concórdia, v. 6, n. 1, p. 78–78, 4 nov. 2023.
● Bobina de Tesla – O que é e como funciona! - Mundo da Elétrica. Disponível em: . Acesso em: 2 set. 2025.
● LUIZ ARTHURY. Uma Bobina de Tesla de alta potência para o ensino de física. v. 44, [S.d.].
● Nikola Tesla: o pioneiro da energia elétrica que tornou nossa vida mais fácil - BBC News Brasil. Disponível em: . Acesso em: 2 set. 2025.
● THIMMIG, Rolando A. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. [S.d.].