Mulheres e Ensino de História: As bruxas da noite

IFFar-FW

ÉRIKA THAYS FERRI 1 ; LEONARDO AUGUSTO LICZBINSKI DA ROSA 2 ; RAVIéLI DO AMARAL PUHL 3 ; MARCOS JOVINO ASTURIAN 4
1Estudante do 2º Ano do Curso Técnico em Administração, e-mail: erika.09014@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do 3º Ano do Curso Técnico em Administração, e-mail: leonardo.2023300674@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do 2º Ano do Curso Técnico em Administração, e-mail: ravieli.15053@aluno.iffar.edu.br 4Professor, e-mail: marcos.asturian@iffarroupilha.edu.br

Este trabalho objetiva compreender a presença feminina no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de história. Na educação básica, estudar o papel desempenhado pela mulher é elementar para a formação de uma sociedade mais plural e equitativa. A inclusão das mulheres é fundamental para a promoção da igualdade de gênero e a valorização do protagonismo feminino na sociedade. A pesquisa foi desenvolvida a partir da análise dos dados coletados por meio da aplicação de questionário online com estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal Farroupilha - Campus Frederico Westphalen, tendo como referencial teórico os trabalhos historiográficos desenvolvidos por pesquisadoras do respectivo tema (Armeni, Perrot e Pinsky). Em termos de resultados, observa-se o avanço da inserção das mulheres no currículo escolar. Também, evidencia-se a necessidade de avançar nas abordagens em sala de aula, assim como nos materiais didáticos acerca da presença das mulheres no processo histórico. Um exemplo disso, é na história das guerras, onde as mulheres são praticamente invisibilizadas. Episódios como as ações militares das “bruxas da noite” - aviadoras soviéticas na Segunda Guerra Mundial - são importantes para dar visibilidade e protagonismo às mulheres enquanto agentes da história. Isso também pode fazer com que algumas estudantes que antes não se reconheciam nos temas curriculares tradicionais se sintam mais próximas da matéria estudada e mais representadas nas aulas de história.

Referências bibliograficas:

ARMENI, Ritanna. As bruxas da noite: a história não contada do Regimento Aéreo Feminino Russo Durante a Segunda Mundial. São Paulo: Seoman, 2019.

PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2009.

PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria (Orgs.). Nova história das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2013.

Palavras chaves: ensino de história, mulheres, protagonismo.

Obs.: Este resumo contém 226 palavras