Leitura em Cena – Histórias que Transformam

E. M. E. F. Castro Alves

DéBORA MENEGHETTI DA ROSA 1 ; HENRIQUE DE OLIVEIRA REICHERT 2 ; CLEUSA VICENTE VARGAS 3 ; CRISTIANE TERESINHA MOSSMANN QUEVEDO 4 ; JEFFERSON ANTONIO CANDATEN 5 ; MARCOS VINICIUS ROMITTI 6
1ROSA, Débora M., e-mail: deboraqqudud@gmail.com 2REICHERT. Henrique., e-mail: oliveirareicherth@gmail.com 3VARGAS, Cleusa., e-mail: cleusavicvargas@gmail.com 4Quevedo. Cristiane., e-mail: krisfrederico@gmail.com 5CANDATEN. Jefferson., e-mail: jefferson-acandaten@educar.rs.gov.br 6ROMITTI, M. V., e-mail: marcos-vromitti@educar.rs.gov.br

O projeto Leitura em Cena – Histórias que Transformam, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves, busca ressignificar a leitura como prática social e prazerosa, aproximando alunos do 6º ao 9º ano das obras literárias por meio de atividades criativas e colaborativas. Fundamentado na concepção freireana de leitura como ato de libertação e construção crítica do mundo (Freire, 1996) e no dialogismo bakhtiniano, que compreende a linguagem como espaço de interação e sentidos múltiplos (Bakhtin, 1992), o projeto propõe experiências que unem literatura, expressão artística e protagonismo juvenil. Estruturado em etapas, contempla a formação de alunos-monitores, a sensibilização das turmas, a escolha de autores e a realização de práticas diversificadas, como produção de lapbooks, dramatizações, debates e apresentações culturais. No primeiro momento, o autor estudado foi Monteiro Lobato, cujas obras e personagens do Sítio do Picapau Amarelo possibilitaram a articulação entre pesquisa, leitura crítica, ensaios teatrais e criação de lapbooks interpretativos. Os resultados parciais evidenciam maior engajamento dos estudantes, fortalecimento da oralidade e da escrita, além do desenvolvimento da autonomia e da cooperação entre turmas. Espera-se, ao longo de sua continuidade, ampliar o interesse pela leitura, consolidando a literatura como instrumento de formação integral, crítica e emancipatória.

Referências bibliograficas:

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1996.

LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. São Paulo: Brasiliense, 1931.

Palavras chaves: Leitura; Formação Integral; ressignificar;

Obs.: Este resumo contém 199 palavras