A Diferença Entre as Categorias dos Medicamentos e Seus Impactos no Meio Ambiente

Escola Estadual de Educação Básica Sepé Tiaraju (Frederico Westphalen)

MAIRA MISSIO 1 ; HENRIQUETA ALVES DA SILVA 2
1 e-mail: mairamissio97@gmail.com 2 e-mail: henriavs@gmail.com

O seguinte projeto, irá falar sobre as três categorias de medicamentos, de marca que se caracteriza por ser o inovador, com ações de cura nova, o genérico que é a copia exata do de marca e o similar que dentre os três é o menos indicado para substituição, pois seus efeitos não têm garantia de 100%, e ainda destacará os impactos que as mesmas causam no meio ambiente, o objetivo que tento trazer com esta pesquisa é o de conscientizar as pessoas, de que se nós tomarmos os medicamentos corretos em doses corretas, não teremos danos em nossa saúde e ainda de que devemos preservar a fauna e a flora, pois o descarte de medicamentos no meio ambiente está presente no nosso cotidiano, no entanto devemos tentar mudar esta realidade, pois ela não nos trará bons resultados. Busco também com essa pesquisa, mostrar para as pessoas quão importantes é cada categoria de medicamentos e se podemos ou não trocá-las umas pelas outras, deste modo quero além de conscientizar, também trazer um conhecimento neste assunto que tem grande importância para a sociedade, mas que não recebe o devido foco da mídia e dos próprios médicos e farmacêuticos, sendo assim, espero que os leitores de meu relatório, tirem um bom proveito e aprendem algo para melhorar suas vidas e nossa natureza.

Referências bibliograficas:

ANVISA. Medicamentos Genéricos. Disponível em http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Medicamentos/Assunto+de+Interesse/Medicamentos+genericos/Medicamento+Generico. Acessado em 28 de Junho de 2013

BARSA, In. Medicamentos. Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações LTDA. 1998, volume 9, páginas 393-395.

ETEC, Trajano Camargo. O descarte consciente dos medicamentos e os problemas causados pela destinação incorreta no meio ambiente. Disponível em

http://www.trajanocamargo.com.br/o-descarte-consciente-dos-medicamentos-e-os-problemas-causados-pela-destinacao-incorreta-no-meio-ambiente/ acessado em 30 de junho de 2013.

KOCHE, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

MORAIS, Isabela. Descarte de remédio preocupa especialistas. Disponível em http://portaldoenvelhecimento.org.br/noticias/saude-doenca/descarte-de-remedios-preocupa-especialistas.html acessado em 28 de Junho de 2013

NACIONAL, jornal. Venda de remédios fracionados fica só na promessa para consumidores. Disponível em http://g1.globo.com/jornalnacional/noticia/2013/04/venda-de-remedios-fracionada-fica-so-na-promessa-para-consumidores.html acessado em 28 de junho de 2013.

WIKIPÉDIA. Medicamento de Referencia, Fracionado e similar. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Medicamento_fracionado acesso em 2º de novembro de 2012.

Palavras chaves: Medicamentos. Categorias. Meio ambiente.

Obs.: Este resumo contém 219 palavras