Accountability e educação no Ceará: avanços, limites e impactos no trabalho pedagógico

IFFar-FW

VICTOR GUILHERME SILVA FERREIRA 1 ; ARIANE AVILA NETO DE FARIAS 2
1 e-mail: victor.63336@aluno.iffar.edu.br 2 e-mail: ariane.farias@iffarroupilha.edu.br

O estado do Ceará obteve destaque nacional nos resultados do Ideb de 2023, fruto de avanços educacionais alcançados ao longo da última década e associados à formulação de políticas de accountability, fundamentadas na responsabilização e na prestação de contas de gestores e profissionais da educação. Essas medidas, articuladas ao planejamento e monitoramento das redes escolares, configuraram-se como elementos centrais para o desempenho do estado. Este artigo tem como objetivo analisar a literatura que discute a aplicação das políticas de accountability, buscando compreender seus impactos no trabalho pedagógico escolar e seus efeitos no cenário educacional cearense. Para tanto, recorre-se a documentos oficiais e a estudos de especialistas da área como base para a reflexão acerca das implicações das avaliações externas nas práticas pedagógicas cotidianas. A análise evidencia que as ações governamentais contribuíram, em certa medida, para a melhoria de indicadores educacionais e para a valorização de metas de desempenho. Contudo, também se constatam efeitos negativos, entre eles a consolidação de uma perspectiva neoliberal de educação, a naturalização da meritocracia como mecanismo de regulação social, o esvaziamento curricular e a redução do processo formativo a resultados quantitativos. Dessa forma, o artigo busca contribuir para o debate crítico sobre a relação entre avaliação, políticas públicas e qualidade educacional.

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Palavras chaves: Política de accountability; práticas pedagógicas; avaliações externas.

Obs.: Este resumo contém 205 palavras