Estado da arte: inteligências artificiais generativas no ensino médio; apropriações para escrita por alunos

IFFar-FW

RAFAELA AMARAL BENTO 1 ; ARIANE AVILA NETO DE FARIAS 2
1 e-mail: rab.amaral@gmail.com 2 e-mail: ariane.farias@iffarroupilha.edu.br

Este estudo explora o estado da arte das apropriações de Inteligências Artificiais Generativas (IAG) para a escrita por estudantes do ensino médio, um tema de crescente relevância devido à ampla popularização e impacto significativo das IAG, considerando a virtualidade real na qual os jovens estão plenamente inseridos. O objetivo é mapear e discutir o conhecimento produzido, visando desvelar as apropriações pedagógicas desse uso e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem, dada a fase de desenvolvimento cognitivo, social e identitário desses estudantes. A metodologia deste estado da arte compreende um mapeamento sistemático da literatura acadêmica em bases de dados disponíveis na internet, buscando estudos específicos sobre o tema. Os resultados esperados incluem a identificação das principais problemáticas investigadas, as abordagens pedagógicas propostas e as lacunas de pesquisa, fornecendo subsídios relevantes para a elaboração de critérios de análise e para a fase empírica do projeto. Em suma, este estado da arte busca construir uma base sólida de conhecimento para compreender criticamente as interações dos estudantes com as IAG, contribuindo com informações cruciais para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e políticas educacionais que promovam um letramento digital crítico e ético, capacitando os jovens a navegar com responsabilidade e discernimento no cenário digital contemporâneo.

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Palavras chaves: Inteligência Artificial Generativa; educação; ensino médio; letramento digital; lecto-escrita

Obs.: Este resumo contém 202 palavras