ADF - Ajudante da Faxina

E. E. E. B. Sepé Tiaraju

AMANDA GABRIELLI RODRIGUES 1 ; CLEOMAR RODRIGUES MACHADO JUNIOR 2 ; DAVI LUCCA ROGGIA 3 ; EMANUELLY DRIES DE AVILA 4 ; GIOVANNA PEDRETTI 5 ; LILIANE RODRIGUES PERETTO 6
1Amandinha Sepé, e-mail: amanda-6605587@estudante.rs.gov.br 2Júnior Sepé, e-mail: cleomar-rmjunior@estudante.rs.gov.br 3Davi Sepé, e-mail: davi-lroggia@estudante.rs.gov.br 4Manu Sepé, e-mail: emanuelly-ddavila@estudante.rs.gov.br 5Giovanna Sepé, e-mail: giovanna-pedretti@estudante.rs.gov.br 6Profª Lili Sepé, e-mail: lilianerp2022@gmail.com

A partir da compreensão ampliada de saúde defendida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os alunos do 7º ano 72 desenvolveram o projeto “ADF - Ajudante da Faxina”, que visa promover hábitos saudáveis e melhorar a qualidade do ambiente escolar. Com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 3 e 4 da Agenda 2030 da ONU, os estudantes propuseram a criação de um robô coletor de lixo feito com materiais recicláveis, adaptando um carrinho de controle remoto com pá de lixo, dispenser e bateria solar. O projeto busca não apenas a limpeza do espaço físico, mas também desenvolver o senso de cidadania, responsabilidade socioambiental e competências STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A iniciativa foi pensada como uma ferramenta prática de educação, aliando teoria à vivência concreta dos alunos, incentivando a mudança de comportamento e a valorização da higiene no cotidiano escolar.

Referências bibliograficas:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

Palavras chaves: saúde; robótica; sustentabilidade; educação ambiental; ODS.

Obs.: Este resumo contém 142 palavras