GESTÃO DE TEMPO APLICADA NA VIDA ESTUDANTIL

IFFar-FW

EMILY DöRING AZEVEDO 1 ; JULIA ALBARELLO DA SILVA 2 ; LAURA HEINRICH MAURER 3 ; MARIANA MAY ARGENTA 4 ; MILENA FRANCISKIEVICZ DE SOUZA 5 ; ANA CLAUDIA DA ROSA 6
1 e-mail: emily.10031@aluno.iffar.edu.br 2 e-mail: julia.39048@aluno.iffar.edu.br 3 e-mail: laura.67010@aluno.iffar.edu.br 4 e-mail: mariana.84039@aluno.iffar.edu.br 5 e-mail: milena.20058@aluno.iffar.edu.br 6 e-mail: ana.rosa@iffarroupilha.edu.br

A administração de tempo é um desafio constante na vida dos estudantes, que precisam conciliar atividades escolares, compromissos pessoais e sociais, resultando frequentemente em estresse, cansaço e baixo rendimento acadêmico. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo apresentar a importância da gestão do tempo para melhorar a produtividade e a qualidade de vida dos estudantes. A pesquisa tem como metodologia uma revisão bibliográfica em artigos científicos, blogs especializados e no livro, proposto por Christian Barbosa, ligada a uma aplicação prática durante o evento, por meio de atividades interativas com os visitantes. A prática consiste na elaboração de um quadro, com base na Tríade do Tempo, dividido em três dimensões: importante, urgente e circunstancial, no qual os participantes classificam tarefas fictícias do cotidiano escolar e de situações do dia a dia, refletindo sobre a relevância e prioridade de cada ação. Além disso, serão disponibilizados materiais de apoio, por meio de um QR code, como checklist, calendário e planner de estudos, que auxiliam na organização de um “dia ideal” do estudante, promovendo reflexões sobre hábitos de estudo, descanso e lazer. Espera-se que os resultados desta experiência contribuam para a conscientização dos estudantes sobre a necessidade de planejar e priorizar suas atividades, reduzindo a sobrecarga mental, otimizando o desempenho acadêmico e favorecendo o equilíbrio entre estudo e vida pessoal. Conclui-se que a gestão do tempo, quando aplicada de forma prática e acessível, se torna uma ferramenta essencial para o desenvolvimento da autonomia estudantil, prevenindo situações de estresse excessivo e promovendo uma rotina mais saudável.

Referências bibliograficas:

BARBOSA, Christian. A tríade do tempo. Rio de Janeiro: Sextante, 2012. Recurso eletrônico. Disponível em: https://atualiza.aciaraxa.com.br/ADMarquivo/arquivos/arquivo/A%20Triade%20Do%20Tempo%20-%20Christian%20Barbosa.pdf. Acesso em: 27 ago. 2025.

Palavras chaves: Autonomia; Estudantes; Organização; Produtividade; Tríade do Tempo.

Obs.: Este resumo contém 252 palavras