IFFar-FW
Este trabalho, elaborado para a X Mostra Regional de Ciências do Instituto Federal Farroupilha – FW, justifica-se pela necessidade de ampliar a compreensão e a empatia em relação às pessoas com deficiência, especialmente no contexto escolar. Muitas vezes, suas vivências e desafios não são percebidos, o que pode gerar barreiras à inclusão. Abordar essa temática contribui para sensibilizar a comunidade, promover o respeito às diferenças e incentivar práticas educativas mais acessíveis e acolhedoras. O objetivo consiste em despertar a empatia, possibilitando que cada visitante consiga imaginar, ainda que por alguns minutos, como é estar no lugar do outro. Para tornar essa experiência mais concreta, serão utilizados recursos sensoriais que simulem diferentes limitações: abafadores de ruído permitirão perceber como o excesso ou a limitação de sons do ambiente pode causar incômodo, desconforto ou até desorganizar pessoas com autismo ou outras limitações sensoriais, evidenciando a importância de ambientes mais tranquilos e acolhedores e ressaltando a relevância de recursos como Libras, leitura labial e legendas para a inclusão e o convívio social; vendas para os olhos serão utilizadas para representar a cegueira, fazendo com que os participantes dependam de outros sentidos, como tato e audição, para realizar tarefas simples, destacando a importância da acessibilidade, da sinalização adequada e do apoio do ambiente para a autonomia de pessoas com deficiência visual. Este trabalho não se limita a transmitir informações, mas constitui uma oportunidade de emocionar, sensibilizar e provocar reflexão, mostrando que a inclusão não se restringe a leis ou adaptações físicas, mas envolve, sobretudo, respeito, acolhimento e empatia. Ao experimentar, ainda que por instantes, as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência, espera-se que cada visitante desenvolva um olhar mais humano e consciente, compreendendo que as diferenças não afastam, mas enriquecem, e que uma sociedade justa e igualitária só é possível quando todos têm espaço para participar, aprender e conviver com dignidade. Logo, a reflexão despertada sobre os desafios enfrentados por estudantes com deficiência, valorizando a acessibilidade, o respeito às diferenças e a criação de estratégias pedagógicas favorecem a participação de todos, contribuindo para a construção de uma escola mais justa, acolhedora e inclusiva, na qual cada aluno tenha condições de aprender e se desenvolver plenamente.
Referências bibliograficas: