IFFar-FW
Este trabalho tem como objetivo desenvolver materiais didáticos acessíveis por meio da impressão 3D, voltados à inclusão educacional de pessoas com Deficiência. A proposta surgiu da necessidade de criar recursos pedagógicos táteis que favoreçam o processo de aprendizagem de estudantes com síndrome de Down, Espectro Autista e Deficiência Intelectual, este projeto também busca ampliar o acesso ao conhecimento e oferecer oportunidades de aprendizado mais qualificadas para os alunos. Além de apoiar os alunos, o NAPNE contribui para fortalecer o trabalho dos docentes, criando materiais que tornam as aulas mais práticas, inclusivas e interativas, inicialmente, foram pesquisados modelos pedagógicos e tecnológicos acessíveis já existentes, bem como realizada a consulta a professores. Com base nas informações coletadas, foram projetados modelos tridimensionais adaptados de conteúdos escolares, utilizando softwares de modelagem 3D e posteriormente impressos em uma impressora 3D de filamento PLA, MDF e acrílico podendo surgir a necessidade de insumos mais específicos de acordo com os projetos desenvolvidos. Os materiais foram testados de forma exploratória com auxílio de educadores da área, que avaliaram sua aplicabilidade em sala de aula promovendo a troca de experiências, o compartilhamento de resultados e incentivando a inovação e a acessibilidade no ambiente acadêmico. Como resultado, foi possível observar o aumento no engajamento e a compreensão dos estudantes ao utilizarem os objetos táteis. Concluiu-se que a impressão 3D se mostra uma ferramenta promissora para promover a acessibilidade e a inclusão no ambiente escolar, especialmente quando os recursos são planejados em parceria com profissionais da educação especial e professores ajudando a construir um espaço de aprendizado mais justo, prático e acolhedor para todos os estudantes com deficiência, ampliação e continuidade do projeto, com envolvimento de instituições do Município de Frederico Westphalen e região.
Referências bibliograficas:
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IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: formar-se para a
mudança e a incerteza. 9ed – São Paulo: Cortez, 2011.
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