E. E. E. B. Palmeira das Missões
Sustentabilidade é a capacidade de suprir as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir as suas próprias necessidades. Em outras palavras, é um conceito que busca equilibrar o desenvolvimento econômico, a justiça social e a proteção ambiental, garantindo que os recursos naturais sejam utilizados de forma responsável e que as futuras gerações possam usufruir do planeta tanto quanto a atual. Diante das mudanças climáticas que estamos enfrentando em todo o mundo, o projeto Ecocadeira Acessível dos estudantes da turma 202 da 2ª série do ensino médio, da Escola Estadual de Educação Básica Palmeira das Missões busca se adaptar a essa nova realidade, cujo o estudo foi norteado pela seguinte questão: Como contribuir para a redução de emissões de gases de efeito estufa e diminuir a dependência da rede elétrica, promovendo acessibilidade, eficiência energética e responsabilidade ambiental? O objetivo geral baseou-se em unir acessibilidade, sustentabilidade e tecnologia limpa, uma vez que o projeto tende a promover sustentabilidade ambiental, oferecer soluções acessíveis e de baixo custo, inovação tecnológica e inclusiva. Uma das ideias inovadoras é a utilização de energia solar como fonte alternativa para movimentar a cadeira de rodas ou alimentar pequenos sistemas eletrônicos. A cadeira movida a energia solar é uma solução tecnológica sustentável que utiliza painéis fotovoltaicos para converter a radiação solar em energia elétrica, armazenada em baterias recarregáveis. Essa energia alimenta um sistema de propulsão elétrica, proporcionando mobilidade autônoma ao usuário. A energia solar é uma fonte limpa, renovável e abundante, que não emite gases poluentes e contribui para a redução do efeito estufa. Ao utilizar um pequeno painel solar acoplado à cadeira, seria possível gerar energia suficiente para movimentar motores elétricos, carregar luzes de sinalização, sensores ou até dispositivos de localização e segurança, como um GPS. A metodologia está baseada em bibliográfica e qualitativa baseada em dados e estudo de caso prático, acerca de painel solar, carregamento de baterias, sustentabilidade, tecnologia de armazenamento de energia e autonomia estendida. A base teórica está pautada em conceitos de energia solar, sustentabilidade, acessibilidade trazendo autores como Rodrigues (2006), Leff (2015) e Spinieli (2019). Nas considerações finais destaca-se que o uso de energia solar para cadeira de rodas tem mostrado potencial em aumentar a autonomia de cadeiras elétricas, principalmente em regiões com alta incidência solar e a ideia de energia limpa, sem depender da rede elétrica, se torna uma solução muito promissora para reduzir o impacto ambiental.
Referências bibliograficas:
LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. ISBN 8532626092.
RODRIGUES, Luciane D. A relação cultura e sustentabilidade. Revista Contemporânea de Ciências Sociais Aplicadas da FAPLAN, Passo Fundo, RS , v.3,n.5,dez.2006 .
SPINIELI, André Luiz Pereira. A AÇÃO CIVIL PÚBLICA COMO INSTRUMENTO HÁBIL À GARANTIA DO DIREITO À ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. . Revista Jurídica Unigran, Dourados, MS, v.21, n.41 , p., jun. 2019.