Acenda, Inspire e Preserve

E. E. E. B. Palmeira das Missões

CLACI SALETE RODRIGUES DA SILVA 1 ; MARIA EDUARDA FERNANDES THOMÉ 2 ; PYETRA MILER HERMES 3 ; THOMAS PINHEIRO DE OLIVEIRA 4 ; CLEIDE BRIZOLA CENCI 5
1SILVA.S. CLACI, e-mail: claci-ssilva@educar.rs.gov.br 2THOMÉ, F. M. EDUARDA, e-mail: maria-ethome@estudante.rs.gov.br 3HERMES, M. PYETRA, e-mail: pyetra-mhermes@estudante.rs.gov.br 4OLIVEIRA, P. THOMAS, e-mail: thomas-pdoliveira@estudante.rs.gov.br 5CENCI,B, CLEIDE., e-mail: cleide-pbrizolla@educar.rs.gov.br

A preservação ambiental é, sem dúvida, uma das maiores preocupações mundiais. Nesse sentido, buscar maneiras de diminuir poluentes é essencial para garantir às gerações futuras uma vida saudável e longa. Dentro desse contexto, o projeto Acenda, Inspire e Preserve, da Escola Estadual de Educação Básica Palmeira das Missões, visa buscar maneiras de diminuir os impactos negativos, no ambiente escolar, causado por produtos e resíduos sólidos como, por exemplo, garrafas pet, copos descartáveis e, principalmente, o óleo de cozinha utilizado na cantina e no refeitório. Portanto, este projeto tem como objetivo promover a sustentabilidade por meio do reaproveitamento de óleo de cozinha usado na fabricação de velas artesanais. Pois, é sabido que o descarte inadequado desse produto é um dos principais causadores de contaminação da água e do solo. Ao reutilizá-lo como matéria-prima para velas, o projeto contribui para a redução de resíduos, a preservação do meio ambiente e a geração de produtos ecológicos e acessíveis. Para isso, a produção das velas envolve a filtragem do óleo usado, a adição de essências naturais e corantes biodegradáveis, e o uso de pavios ecológicos. A metodologia consiste na pesquisa bibliográfica acerca de reciclagem, reaproveitamento do óleo de cozinha usado, efeitos negativos do descarte incorreto de resíduos, benefícios da aromaterapia e a importância dos óleos essenciais extraídos de plantas bioativas. A revisão bibliográfica está baseada em Araujo (2002), Reigota (2007), Townsend e Harper (2010). O processo é simples, de baixo custo e pode ser realizado por comunidades, escolas ou pequenos empreendedores. Além do impacto ambiental positivo, o projeto também tem caráter educativo e social, promovendo a conscientização ambiental e incentivando práticas de economia circular.

Referências bibliograficas:

ARAÚJO, Paulo Ricardo da Rocha. Cenários e agentes da educação ambiental: uma análise das condições macro-estruturais e a prática educativa escolar. Revista da FAEEBA, Salvador, BA , v.11, n.18, dez. 2002.

REIGOTA, Marcos Antonio Dos Santos. Ciência e sustentabilidade : a contribuição da educação ambiental. Campinas , SP, v.12,n.2,jun.2007.

TOWNSEND, Colin R.; HARPER, John L. Fundamentos em ecologia. 3.ed. Porto Alegre: Grupo A, 2010. 592p ISBN 8536306025.

Palavras chaves: produtos ecológicos, reutilização, sustentabilidade.

Obs.: Este resumo contém 270 palavras