Como a Música Afeta o Psicológico Humano

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Cristiano Müller Israel 1 ; Daniel Gustavo Lima Piovesan 2 ; Francisco Werle 3 ; Mártin Henrique Preuss 4 ; Mariane Martins Rapôso 5
1Estudante do Curso Téc. em Informática (1º ano, T 14), e-mail: cristiano.2023309802@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Informática (1º ano, T 14), e-mail: daniel.2023309820@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Informática (1º ano, T 14), e-mail: francisco.2023313841@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Informática (1º ano, T 14), e-mail: martin.2023314615@aluno.iffar.edu.br 5Professora de Arte, e-mail: mariane.raposo@iffarroupilha.edu.br

Música é uma das expressões mais antigas e importantes da humanidade. Sua origem data de antes da própria linguagem humana ou da agricultura. Não é possível marcar um momento específico, mas é certo que a música sempre fez parte da humanidade. Como uma manifestação artística intrinsecamente ligada às vivências humanas, ela tem influência sobre diversas esferas da vida humana - entre elas, a psicológica. Este trabalho tem como objetivo o levantamento sobre as influências da música na psicologia humana utilizando pesquisas bibliográficas. Assim, pretende-se demonstrar formas pelas quais a música afeta nosso cérebro, além de indicar como a música pode colaborar com o estudo das pessoas em geral. Foi realizado um estudo exploratório, verificando como o tema é abordado por autores da área. No que tange à aplicação no âmbito educacional, demonstra-se que a música pode ser um facilitador significativo no aprendizado (BRÉSCIA, 2003 apud SOUZA JUNIOR e FERNANDES, 2023). Os ritmos e as melodias causam reações fisiológicas, ao mesmo tempo em que ativam memórias afetivas. A ludicidade promovida pela música na educação, contribui para a efetivação do aprendizado. A presença da música na educação possibilita também que estudantes desenvolvam conhecimentos específicos sobre essa área da ciência, criando oportunidades mais igualitárias de desenvolvimento cultural dos estudantes. A música ainda tem um papel muito importante no ensino de crianças que possuem deficiências cerebrais, pelo fato de na maioria das vezes esses alunos terem maior facilidade de se expressar ou aprender com a música, frente ao uso de métodos tradicionais. Entre os elementos fundamentais da música, verificou-se que o ritmo cria um padrão que favorece à memorização. Esse fenômeno é chamado de imaginário musical involuntário, e é provocado por diversos fatores - parte deles ligados a sentimentos e lembranças. Outro deles, a repetição, é o que promove o que se conhece como “músicas chiclete” (PAIM, 2023). Para compreender melhor as relações entre a música e a psique humana, serão aprofundadas as formas como as características básicas do som (altura, duração, intensidade e timbre) e da música (harmonia, melodia e ritmo) se definem (MED, 1996) e criam formas de sentir e de viver a música.

Referências bibliograficas:

GUSMÃO, Pablo. Teoria elementar da música. Centro de Artes e Letras. Universidade Federal de Santa Maria, 2012.

MED, Bohumil. Teoria da Música. 4. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Musimed, 1996.

PAIM, Geraldo. Por que as músicas-chiclete grudam na cabeça? 2021. Blog Newton. Disponível em: https://blog.newtonpaiva.br/noticias/por-que-as-musicas-chiclete-grudam-na-cabeca/#:~:text=Associa%C3%A7%C3%A3o%2C%20emo%C3%A7%C3%A3o%20e%20mem%C3%B3ria,ligados%20a%20sentimentos%20e%20lembran%C3%A7as. Acesso em: 02 set. 2023.

SOUZA JUNIOR, Francisco de Assis; FERNANDES, Licia Maria Eleutério. A importância da utilização da música na escola. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 23, nº 6, 14 de fevereiro de 2023. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/4/a-importancia-da-utilizacao-da-musica-na-escola

Palavras chaves: Música; psicologia; aprendizagem.

Obs.: Este resumo contém 352 palavras