IFFar - Campus Frederico Westphalen
Na sociedade atual, ocorre uma grande utilização de matérias-primas e produção de bens de consumo. Muitos desses bens de consumo são descartáveis ou possuem uma baixa durabilidade. Isso gera uma problemática referente à quantidade significativa de rejeitos gerados. Muitos deles não são biodegradáveis ou levam muito tempo para se decompor na natureza. Há ainda aqueles que são nocivos e tóxicos ao meio ambiente. Uma forma de diminuir impactos da produção de detritos e o reuso de materiais é a adoção da política dos 5 R’s – reduzir, reutilizar ou reaproveitar, reciclar, repensar e recusar. Ela é uma evolução da política dos 3 R’s - redução (do uso de matérias primas, de energia e do desperdício das fontes geradoras), reutilização de forma direta dos produtos e reciclagem dos materiais (SILVA et al, 2017). Campos (2023) aponta que a reciclagem é fundamental para o desenvolvimento sustentável. O autor aponta que, embora o Brasil seja um país que produz muito lixo, é um dos que menos recicla seus resíduos. E, além de reciclar pouco, descarta de forma incorreta os materiais. Este trabalho propõe experiências estéticas de produção artística para reaproveitamento e reciclagem de materiais como alternativa para esta questão. Assim, também é possível reduzir o uso de matérias-primas e o desperdício de materiais (IBERDROLA, 2023). Também, criam-se obras de arte provocativas, que transmitem ideias ligadas ao ativismo e à preservação ambiental (ECYCLE, 2023). O primeiro passo desse trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico sobre a questão da produção de lixo em nossa sociedade e suas possibilidades de reaproveitamento. Então, foram levantadas as possibilidades de aproveitamento e reciclagem de materiais descartados na produção de obras de arte. Em seguida, definimos que faríamos experiências relacionadas à produção de instrumentos musicais a partir de materiais reciclados. Na atual etapa da pesquisa, foram elaborados instrumentos de percussão com a utilização de latinhas e tampinhas de bebidas. Pretende-se continuar a pesquisa e testar quais outras possibilidades artísticas de reaproveitamento podem ser obtidas a partir da reciclagem.
Referências bibliograficas:
CAMPOS, Mateus. Reciclagem. In: Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/reciclagem.htm. Acesso em: 04 set. 2023.
ECYCLE. Arte com reciclagem: transformando lixo em arte. transformando lixo em arte. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/arte-com-reciclagem/. Acesso em: 01 set. 2023.
IBERDROLA. A ARTE RECICLADA: 'Upcycled art', quando os resíduos se convertem em arte. 'Upcycled art', quando os resíduos se convertem em arte. Disponível em: https://www.iberdrola.com/cultural/arte-reciclavel. Acesso em: 04 set. 2023.
SILVA, Saionara da et al. OS 5 R’S DA SUSTENTABILIDADE. In: V SEMINÁRIO DE JOVENS PESQUISADORES EM ECONOMIA & DESENVOLVIMENTO, Não use números Romanos ou letras, use somente números Arábicos., 2017, Santa Maria. Anais [...] . Santa Maria: Ufsm, 2019. p. 1-16. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/533/2019/05/OS_5_RS_DA_SUSTENTABILIDADE_OS_5_RS_DA_SUSTENTABILIDADE_OS_5_RS_DA_SUSTENTABILIDADE_OS_5_RS_DA_SUSTENTABILIDADE_OS_5_RS_DA_SUSTENTABILIDADE_OS.pdf. Acesso em: 01 set. 2023.