Teste da Mão Falsa: Um Experimento de Confusão Cerebral

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Andressa Eduarda Hepp 1 ; Eduarda Fassini 2 ; Izhadora Paterno Argenta 3 ; Kauany Cristine Sperandio 4 ; Davi Silva Dalberto 5
1Estudante do Curso Téc. em Administração (1º ano, T 15), e-mail: andressa.2023310821@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Administração (1º ano, T 15), e-mail: eduarda.2023300422@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Administração (1º ano, T 15), e-mail: izhadora.2023300567@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Administração (1º ano, T 15), e-mail: kauany.2023313135@aluno.iffar.edu.br 5Professor, e-mail: davi.dalberto@iffarroupilha.edu.br

O cérebro desempenha funções muito importantes no corpo humano. É ele que

manda todos os comandos necessários para reger nosso corpo e é o responsável pelo

aprendizado. Não somente, mas também desempenha funções significativas quanto aos

cinco sentidos: visão, tato, audição, paladar e olfato. O lobo occipital é a região do cérebro

responsável por receber informações visuais, enquanto o lobo parietal é responsável pela

percepção do tato. Diante dos fatos apresentados, é importante destacar que o cérebro nem

sempre pode funcionar como deveria. Ao ser submetido a um processo em que o tato é

estimulado às cegas, e a sua visão há algo falso, o córtex visual pode falhar e interpretar

aquilo errado. Por esse motivo, está sendo desenvolvido um trabalho que visa demonstrar o

porquê e como acontece essa confusão do cérebro, utilizando de uma mão falsa para

realizar o experimento. Utilizando-se dos materiais necessários para a construção do

experimento, está sendo construída uma caixa para esconder a mão verdadeira e sendo

realizados testes de eficiência. Até o presente momento, o experimento é avaliado com

certa porcentagem de eficácia. O trabalho está sendo importante para as aulas de biologia,

porque estimula principalmente o interesse dos alunos sobre o assunto e os faz notar o

funcionamento peculiar do cérebro. Por fim, com a conclusão do trabalho, espera-se

mostrar com clareza e objetividade a forma como as falhas do cérebro ocorrem e como são

frequentes.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: cérebro, visão, tato.

Obs.: Este resumo contém 217 palavras