Andarilhagens Literárias: da Sala de Aula para a Comunidade

E. E. E. F. Julio de Castilhos(Erval Seco)

Carlos Felipe Medeiros Pereira 1 ; Daniel Costa da Silva 2 ; Edineia Vilharva Soares de Lima 3 ; Gabriel Keske da Costa 4 ; Kerlon Meireles de Oliveira 5 ; Cleni da Fátima da Silva Machado Pilz 6
1 e-mail: pilcleni@gmail.com 2 e-mail: pilcleni@gmail.com 3 e-mail: pilcleni@gmail.com 4 e-mail: pilcleni@gmail.com 5 e-mail: pilcleni@gmail.com 6Professora, e-mail: pilcleni@gmail.com

O trabalho literário desenvolvido na Escola de Campo Júlio de Castilhos é altamente relevante, pois através do Projeto “Andarilhagens Literárias: da sala de aula para a comunidade, há o intercâmbio entre a escola e a comunidade, uma vez que esta se apropria do conhecimento formal, ao mesmo tempo em que os estudantes interagem com os saberes populares, presentes no contexto da Linha Bom Jesus, Erval-Seco-RS. Os objetivos buscam compreender a importância da leitura literária para além dos muros da Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio de Castilhos, promover o acesso à cultura literária para os moradores da comunidade do entorno da escola e incentivar o hábito da leitura no espaço interno da escola. A metodologia usada foi pesquisa bibliográfica e de campo. Ambas apontam para a necessidade de potencializar as práticas de leitura literária, tanto no contexto escolar, quanto para além da escola. A pesquisa está em andamento e até o presente momento obtivemos resultados relacionados à parada da leitura, na qual a escola pratica 15 minutos de leitura coletiva por semana, em períodos e dias alternados que tem como ponto culminante, uma vez por ano o Café Literário, o qual reúne escola e comunidade para degustar os sabores das histórias, poesias e demais manifestações literárias. Nesse sentido, conclui-se que a leitura literária é imprescindível para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem para além da disciplina de Língua Portuguesa, pois ensinar a ler e escrever corretamente é tarefa de todas as disciplinas; e ao ser praticada para o contexto extra sala de aula, cria diálogos interdisciplinares e fortalece o relacionamento escola e comunidade.

Referências bibliograficas:

COSSON, Rildo. Letramento Literário: Teoria e prática. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra. Petrópolis, RJ, 2003.

Palavras chaves: Leitura Literária, Escola de Campo. Comunidade.

Obs.: Este resumo contém 273 palavras