Fotografia: Arte ou Registro?

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Bruno Evaristo Pinheiro 1 ; Isadora Bressan Zanatta 2 ; João Antônio Barbosa Prestes 3 ; Renato Jaroseski Ruchel 4 ; Davi Silva Dalberto 5
1Estudante do Curso Téc. em Informática (1º ano, T 14), e-mail: bruno.2023309660@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Informática (2º ano, T 24), e-mail: isadora.2022303410@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (3º ano, T 33), e-mail: joao.2021301369@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (1º ano, T 11), e-mail: renato.2023309132@aluno.iffar.edu.br 5Professor, e-mail: davi.dalberto@iffarroupilha.edu.br

Com o presente trabalho, visamos transmitir ao público um projeto sobre a fotografia, uma arte que permite o fotógrafo expressar sua visão e perspectiva por meio de imagens. Com ela, a pessoa pode conquistar e compartilhar momentos únicos e preciosos, bem como sua história, seu impacto na sociedade e sua importância - tanto nos dias atuais quanto no passado, levando a audiência a se questionar se arte é apenas uma imagem capturada por uma câmera, ou se pode ser considerada como uma forma de arte. Sabemos que desde que se tem registro, a câmara escura, criada por Mozi, um filósofo chinês, que consistia em um aparelho como uma grande caixa escurecida com uma abertura que possibilitava a passagem da luz de uma fonte externa e projetava a imagem invertida - foi o primeiro aparelho mais próximo da máquina fotográfica que temos hoje em dia. A máquina não era apenas utilizada por fotógrafos, mas também por pintores como forma de suporte para seus quadros. Desejando diminuir o tempo de exposição e também fácil locomoção, entre os anos de 1826 e 1908, inventores passaram a desenvolver câmeras que atendiam a esses problemas, além de conseguirem fazer a impressão de imagens capturadas. Em 1980, as câmeras digitais começaram a ser comercializadas; estas permitem fotografar utilizando fotodetectores eletrônicos, seguindo para o armazenamento e levando ao processamento digital. Com o auxílio de uma câmera fotográfica e um dispositivo móvel (smartphone) os integrantes do grupo irão registrar algumas fotografias para serem expostas no stand nos dias da apresentação do trabalho, podendo assim demonstrar à audiência alguns exemplos da fotografia; também, pensando na interação com o público, o grupo decidiu construir uma réplica de uma câmera escura usando os seguintes materiais: caixa de sapato, tinta guaches, uma lupa e papel vegetal; contando também com a ajuda de fotografias tiradas da internet, os alunos pretendem demonstrar como o retrato mudou de anos atrás para os dias de hoje. Por fim, com o auxílio de nosso professor orientador Davi Silva Dalberto, iremos apresentar ao público como uma simples foto pode transmitir diversos sentimentos, visto que “congela” um momento para sempre; “O melhor de uma imagem é que ela nunca muda, mesmo quando as pessoas nela mudam.”

Referências bibliograficas:

VIEIRO, Eduardo. 25 Frases Inspiradoras para Fotógrafos, 17 de setembro de 2019. Eduardo & Mônica. Disponível em: < https://www.eduardo-monica.com/new-blog/frases-inspiradoras-fotografos >. Acesso em: 19 de agosto de 2023.

JONES, Patrícia. Câmera Escura (Camera Obscura), 19 de junho de 2015. História da Fotografia. Disponível em: < https://medium.com/@patricia.jones/hist%C3%B3ria-da-fotografia-27ec90487381 >. Acesso em: 22 de agosto de 2023.

SANTANA, Esther. História da Fotografia - Artes Enem, 27 de novembro de 2023. Educa Mais Brasil. Disponível em: < https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/historia-da-fotografia >. Acesso em: 23 de agosto de 2023.

Fotografia: Importância para a sociedade, 28 de outubro de 2021.Artcult. Disponível em: < https://www.artcult.com.br/fotografia-importancia-para-a-sociedade >. Acesso em: 23 de agosto de 2023.

Fotografia traduz sentimentos, momentos e provoca reflexões, 12 de janeiro de 2017. Unoeste. Disponível em: < https://unoeste.br/noticias/2017/1/fotografia-traduz-sentimentos-momentos-e-provoca-reflexoes >. Acesso em: 23 de agosto de 2023.

ALFREDO, José. História da fotografia digital. EPICS. Disponível em: < https://www.epics.com.br/blog/historia-da-fotografia-digita >. Acesso em: 27 de agosto de 2023.

Por que a fotografia é considerada uma forma de expressão artística. iPhoto chanel. Disponível em: < https://iphotochannel.com.br/por-que-a-fotografia-e-considerada-uma-forma-de-expressao-artistica >. Acesso em: 27 de agosto de 2023.

Palavras chaves: fotografia, câmera fotográfica, apresentação

Obs.: Este resumo contém 370 palavras