E. E. E. B. Sepé Tiaraju (Frederico Westphalen)
Resumo: os jogos são ferramentas eficientes na aprendizagem do Inglês, pois muitos são de interesse dos jovens e a maioria não possui uma versão em português. Os jovens normalmente estão desinteressados em aprender o Inglês, porque o acham difícil, chato ou entediante. Porém, com os games eles acabam por se "animar" para aprender. Esses games normalmente tem um objetivo final, o que deixa os jogadores ansiosos para chegar ao final e empolgados por estarem fazendo algo "divertido". Conclui-se então que os jogos são úteis para a aprendizagem, pois, enquanto os estudantes jogam, indiretamente aprendem aquilo que vêem nas aulas escolares. A partir disso, o grupo decidiu, após pesquisas realizadas e discussões sobre o tema, que uma maneira de divulgar essas ideias para o público e colocá-las em prática seria utilizando o método de roda de conversa com as turmas do 6º e 7º ano da escola. Dessa forma, passa-se a influenciar e "facilitar" a aprendizagem do Inglês com a ajuda de jogos eletrônicos, uma vez que eles são lúdicos, imersivos e estimulantes. Não obstante, um jogo está sendo desenvolvido pelos integrantes do projeto para que haja uma melhor interação com as turmas e para que elas se motivem a aprender. Nesse jogo original, desafios e histórias envolvendo temáticas diversas são incluídas e exploradas, como sustentabilidade e ecologia. No que diz respeito ao desenrolar das rodas de conversa, visa-se o objetivo do entrosamento que irá acontecer e planeja-se que o mesmo dure em torno de 50 minutos cada. O objetivo é que esse diálogo seja interativo devido a temática da proposta. Pontuando o argumento anterior, alguns jogos são escolhidos para que os ouvintes joguem e tenham uma imersão completa no trabalho. Durante a conversa com as turmas escolhidas é explicado os motivos de porque os games são uma boa alternativa para aprender a língua inglesa. Ademais, nessa explanação são citados exemplos de jogos que antigamente não tinham tradução para a língua portuguesa e a alternativa para jogar era entender o inglês. Pretende-se mostrar aos alunos alguns jogos que possuem apenas versão em sua língua original e outros que podem ajudar na aprendizagem. Tal projeto ainda encontra-se em fase de aplicação e desenvolvimento, mas pretende-se que o objetivo da equipe seja compreendido e tenha influências para que mais estudantes e turmas foquem em conhecer a língua. Os jogos são apenas um embalo, aprender é muito mais que apenas jogar. É necessário o comprometimento e esforço do estudante para o entendimento do idioma.
Referências bibliograficas:
ABE, Camila Akemi. Tecnologias na educação: a elaboração de games para o ensino da língua inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. Disponível em: . Acesso em: 10/05/2023.
DA SILVA ZANONI, Ana Maria. Laboratório de idiomas: uso de games no ensino aprendizagem de língua inglesa. Disponível em: . Acesso em: 10/05/2023.
SUPORTE INFRA. Por que o inglês é importante e quais os benefícios dessa língua? 2023. Disponível em: . Acesso em: 10/05/2023.