IFFar - Campus Frederico Westphalen
O biodigestor é um equipamento que tem como finalidade produzir biogás por meio da composição de materiais orgânicos, como resíduos alimentares e fezes. O objetivo deste trabalho é apresentar uma maneira simples e equitativa de destinar produtos residuais para a produção de energia auto sustentável, contribuindo, desta maneira, na reciclagem de resíduos sólidos considerados, até então, insignificantes. Além de analisar o processo fermentativo realizado por bactérias, que digerem a matéria orgânica em condições anaeróbicas. Ao realizar a montagem do biodigestor caseiro, nota-se grande praticidade e baixo custo no desenvolvimento, contando com galões de água, canos PVC, câmara de pneu e outros materiais facilmente encontrados em casas de construção (materiais vistos no site: BGS-Equipamentos para biogás). É esperado que o biodigestor atue com bactérias anaeróbicas - micro-organismos que se reproduzem na ausência do oxigênio - que se reproduzam e comecem a decompor os partimentos inferidos, assim, produzindo o biogás - mistura de gases metano e CO2 - que pode ser usado como combustível, tanto usado para cozinhar, como para aquecimento de instalações de animais. Além de produzir fertilizantes de alta qualidade biológica. Portanto, conclui-se que este instrumento se destaca por evitar a poluição tanto na água - onde muitas vezes é realizado o descarte de dejetos - quanto no solo. Como também auxilia na diminuição do aquecimento global, em que a queima do gás metano chega a ser cerca de 24 vezes mais prejudicial ao efeito estufa, do que CO2 que é resultado da sua queima.
Referências bibliograficas:
BGS- Equipamentos para biogás. Como construir um mini biodigestor. Disponível em:https://www.bgsequipamentos.com.br/como-construir-um-mini-biodigestor/. Acesso em: Setembro de 2023.
Wikipédia. Biodigestor anaeróbico. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Biodigestor_anaeróbico. Acesso em : Setembro de 2023.