Jogos Clássicos em Arduino

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Érick da Silva Alves 1 ; Gustavo Ariel Koppe 2 ; José Luiz Buzatto Kunz 3 ; Lucas Bigolin Groff 4 ; Fernando de Cristo 5
1Estudante do Curso Téc. em Informática (2º ano, T 24), e-mail: erick.2022319887@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Informática (2º ano, T 24), e-mail: gustavo.2022303377@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Informática (2º ano, T 24), e-mail: jose.2022303493@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Informática (2º ano, T 24), e-mail: lucas.2022303528@aluno.iffar.edu.br 5Professor, e-mail: fernando.cristo@iffar.edu.br

O presente trabalho tem o objetivo de demonstrar o funcionamento e as capacidades básicas de um Arduino, uma plataforma programável de prototipagem que permite a criação de projetos eletrônicos complexos de forma simples e ágil, assim estimulando o interesse do público ao desenvolvimento de aplicações baseadas nesta tecnologia. Para alcançar estes resultados, desenvolvemos dois jogos interativos, programados e modelados usando arduinos e diversos outros componentes necessários, que serão utilizados para expor as ideias principais do projeto de forma prática e entendível ao público, que poderá interagir diretamente com os produtos à mostra. Utilizamos outros projetos para auxiliar e complementar o código e o circuito. Os jogos desenvolvidos são o Snake Game, popularmente conhecido como Jogo da Cobrinha, e o Pong, ambos jogos clássicos cujas mecânicas são de fácil entendimento até aqueles sem contato prévio com estes jogos ou similares, tornando o produto mais agradável e acessível a todos. Espera-se que os jogos sejam capazes de entreter o público, ao mesmo tempo em que serve de material educacional para o funcionamento básico de um Arduino em conjunto à nossa explicação do tópico, de forma que mantenha a quantidade de conteúdo teórico e prático demonstrado durante a apresentação equilibrada, com o intuito de introduzir de maneira divertida e interessante o funcionamento do arduino.

Referências bibliograficas:

ARDUINO. Arduino . Disponível em: . Acesso em: 4 set. 2023.

ANSAR, M. embeddedlab786/Snake_Game. Disponível em: . Acesso em: 4 set. 2023.

Jogo Pong em uma matriz de leds - arduino jogo #04 - Squids Arduino. Disponível em: . Acesso em: 4 set. 2023.

Palavras chaves: Snake; Pong; Arduino; Jogo.

Obs.: Este resumo contém 209 palavras