Escola Nossa Senhora Auxiliadora (Frederico Westphalen)
No século 18, o físico americano Benjamin Franklin observou o céu em noites de tempestades e descobriu que os raios eram descargas elétricas que vinham das nuvens. Muito antes dele, o grego Tales de Mileto tinha descoberto que ao esfregar âmbar na lã gerava eletricidade. A energia elétrica é a capacidade de trabalho de uma corrente elétrica, gerada por meio de diferentes elementos naturais como a água, vento, sol ou pela queima de combustíveis fósseis. Ou seja, a energia elétrica é criada por meio de tensões elétricas entre dois pontos que estabelecem as correntes elétricas. Buscando exemplificar quais elementos funcionam como condutores elétricos, trouxemos o presente experimento, em que a lâmpada vai acender pois determinadas substâncias (água com sal, por exemplo) contribuem para que os íons negativos e positivos se movam mais depressa no processo de eletrólise. Existe uma troca de íons negativos e positivos entre as substâncias condutoras e os dois metais que colocamos, e como isso forma um circuito fechado, a lâmpada acende. Esse experimento explora as possibilidades do uso da energia, nos mostrando que não é necessária uma fonte elétrica convencional, como por exemplo, uma tomada. Isso o torna simples e acessível, ao passo que pode ser amplamente abordado em aulas práticas de física, onde os alunos podem observar a condutividade elétrica. Com a realização da pesquisa fica evidente que nas aulas de física do 9º ano é muito importante a demonstração prática, para colaborar com o processo de ensino e aprendizagem dando sentido aos conceitos.
Referências bibliograficas:
https://www.mundodaeletrica.com.br/quem-descobriu-a-eletricidade/
https://sites.google.com/view/electrolab1/f%C3%A1brica/circuito-com-%C3%A1gua