Desmistificando a Ansiedade

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Érica Milena Cheffer 1 ; Joana Rogeri 2 ; Milena Laísa da Silva 3 ; Sabrina Heemann Pelegrini 4 ; Davi da Silva Dalberto 5 ; Monique da Silva 6
1Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (2º ano, T 23), e-mail: erica.2022313480@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (2º ano, T 23), e-mail: joana.2022319840@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (2º ano, T 23), e-mail: milena.2022312358@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (2º ano, T 23), e-mail: sabrina.2022311225@aluno.iffar.edu.br 5Professor, e-mail: davi.dalberto@iffar.edu.br 6Professora, e-mail: monique.silva@iffarroupilha.edu.br

A ansiedade é um sentimento desagradável de medo, apreensão, uma sensação de nervosismo, preocupação ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo estranho ou desconhecido, considerada como uma reação humana natural. Ela também se faz presente como sintoma de uma ampla gama de transtornos psiquiátricos, incluindo o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), a Síndrome de Pânico, entre outras fobias. Este trabalho tem como objetivo desmistificar a ansiedade, ou seja, alertar, esclarecer e informar ao público sobre a diferença entre a ansiedade enquanto sentimento humano, e o que pode ser considerado um transtorno, ou uma doença, relacionada à ansiedade. A escolha desse tema se deu pelo fato da ansiedade estar muito presente em nosso cotidiano, onde estamos o tempo todo conectados e vivendo intensamente, estando mais suscetíveis a ansiedade, ou em casos mais graves, a desenvolver um transtorno de ansiedade generalizada. Como metodologia, fizemos um levantamento das dúvidas que os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados do IFFar-FW possuem sobre o tema, e realizamos entrevistas com profissionais da saúde (duas psicólogas, uma médica, uma enfermeira) para buscarmos respostas aos questionamentos e compreendermos as diferenças entre ansiedade e possíveis transtornos relacionados. Além disso, conversamos sobre tratamentos de saúde relacionados às doenças mentais e, principalmente, sobre estratégias para evitar e/ou controlar a ansiedade no cotidiano. Complementando as entrevistas, a leitura de textos teóricos que tratam da temática também foram fundamentais para a construção dessa nossa pesquisa. Com esta pesquisa foi possível compreender que as questões relacionadas à ansiedade são bastante amplas, ao mesmo tempo que naturais, entretanto, a falta de cuidado com este sentimento pode causar questões que prejudicam a saúde mental das pessoas. Por fim, entendemos que o imediatismo, as pressões sociais, o excessivo uso das redes sociais, e a falta de rotinas saudáveis no cotidiano podem estar contribuindo negativamente com a saúde física e mental da sociedade.

Referências bibliograficas:

BARNHILL, John. Considerações gerais sobre transtornos de ansiedade. MANUAL MSD: versão saúde para a família. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-de-sa%C3%BAde-mental/ansiedade-e-transtornos-relacionados-ao-estresse/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-transtornos-de-ansiedade#. Acesso em: 25 de agosto de 2023.

BARNHILL, John. Transtorno de Ansiedade Generalizada. MANUAL MSD: versão saúde para a família. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-de-sa%C3%BAde-mental/ansiedade-e-transtornos-relacionados-ao-estresse/transtorno-de-ansiedade-generalizada-tag. Acesso em: 25 de agosto de 2023.

SECRETARIA DE SAÚDE DE CURITIBA. Ansiedade. Biblioteca Virtual em Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/ansiedade/. Acesso em: Acesso em: 25 de agosto de 2023.

Palavras chaves: Ansiedade; Transtorno de Ansiedade Generalizada; Saúde mental.

Obs.: Este resumo contém 306 palavras