Escola Nossa Senhora Auxiliadora (Frederico Westphalen)
A eletricidade foi descoberta por um filosofo grego chamado Tales de Mileto que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar. Do âmbar surgiu o nome eletricidade. No século XVII foram iniciados estudos sistemáticos sobre a eletrificação por atrito, graças a Otto Von Guericke. De modo geral, podemos afirmar que um circuito simples é aquele em que há apenas uma única corrente elétrica, ou seja, a corrente elétrica sai do gerador e percorre somente um caminho até voltar a ele. O nosso objetivo é compreender o funcionamento do circuito elétrico e utilizar conceitos da física para demonstrá-lo. Como metodologia realizamos pesquisa bibliográfica e a aplicação de conceitos da física por meio da montagem de circuitos elétricos simples. Entre os resultados alcançados podemos destacar a aprendizagem de física e a importância de trabalhar com essas práticas em sala de aula para facilitar o entendimento de como funciona a construção e o funcionamento de um circuito elétrico. Com a realização da pesquisa fica comprovado que, nas aulas de física do 9° ano, é muito importante a construção na prática de um circuito elétrico, para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, dando real sentido aos conceitos.
Referências bibliograficas:
https://brasilescola.uol.com.br/fisica/circuito-simples.htm
https://www.sofisica.com.br/conteudos/HistoriaDaFisica/historiadaeletricidade.php