IFFar - Campus Frederico Westphalen
A música é uma das principais formas de expressão cultural e também umas das formas mais antigas de expressão humana, exercendo um importante papel na construção da identidade pessoal e coletiva na sociedade, conseguindo quebrar barreiras das diferenças culturais, possibilitando novas práticas sociais.Temos como o principal objetivo deste trabalho entender a função da música na sociedade e como ela resulta na formação da identidade da pessoa tanto de forma individual, como em relação à sua identidade em um coletivo, ajudando assim a desenvolver sua expressão cultural através da música em um determinado grupo a qual se identifica. A música desempenhou um papel importante ao longo da história da humanidade, desde ritmos antigos até gêneros modernos como pop, rock, hip-hop, música eletrônica, R&B, jazz e música clássica moderna. Sua importância em rituais religiosos, expressão artística e entretenimento é incontestável. Ela cruzou fronteiras culturais, evoluiu com os avanços tecnológicos, influenciou movimentos culturais e sociais, uniu pessoas e refletiu séculos de mudança. Ela é um elemento coesivo, expressivo e fundamental no percurso humano, estando diretamente ligada a costumes e crenças de uma sociedade, possuindo um papel fundamental para a formação de identidade de uma pessoa ou povo, sendo capaz de conectar indivíduos com a origem da sua cultura, construindo assim uma identidade coletiva. Além disso, a música desempenha um papel fundamental na preservação das tradições culturais, ajudando a manter viva a memória coletiva de uma sociedade e assim passando de geração para geração as histórias, lendas e mitos que fazem a cultura de um povo diferente das demais. A identidade cultural está de fato conectada com a música, pois ela ajuda na união de grupos de diferentes culturas e origens proporcionando um diálogo intercultural entre si, gerando tolerância e respeito mútuo. Ademais a música possui um alto poder de provocar emoções e de transmitir sentimentos, isso sendo atrelado com a sua onipresença em todas as sociedades. A influência que a música reúne na emoção humana pode ser observada em vários aspectos, podendo também estar incluída em um contexto social. As melodias também podem transmitir diferentes sensações. Algumas canções provocam memórias afetivas nos seres humanos, por isso ela apresenta tal impacto no campo mental e emocional no homem. Dessa forma percebe-se que a música não é apenas uma melodia, mas sim uma forma de expressão artística capaz de unir povos de diferentes culturas e manter viva tradições passadas de gerações por gerações, também ajudando o indivíduo a formar sua própria identidade.
Referências bibliograficas:
ALENCAR, Valéria Peixoto de. Música - origem - Sons e instrumentos. In: Blog Educação UOL. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/musica---origem-sons-e-instrumentos.htm. Acesso em: 26 ago. 2023.
BLOG FRAHM. Descubra qual a influência da música no comportamento humano. 2021. In: Blog Frahm. Disponível em: https://frahm.com.br/a-influencia-da-musica-no-comportamento-humano/. Acesso em: 25 ago. 2023.
PONTES, Márcio Miranda. A evolução da música pela História. 2022. In: SABRA - Sociedade Artística Brasileira. Disponível em: https://www.sabra.org.br/site/musica-historia/. Acesso em: 25 ago. 2023.
PONTES, Márcio Miranda. A influência da música nas nossa emoções. 2022. In: SABRA - Sociedade Artística Brasileira. Disponível em: https://www.sabra.org.br/site/emocoes-musica/. Acesso em: 18 ago. 2023.
REDAÇÃO OBSERVATÓRIO 3° SETOR. O papel da música na sociedade. 2019. REDAÇÃO OBSERVATÓRIO 3º SETOR. Disponível em: https://observatorio3setor.org.br/podcast/o-papel-da-musica-na-sociedade/. Acesso em: 31 ago. 2023.
RIBEIRO, Arthur. Música: formando a identidade cultural. Formando a Identidade Cultural. In: Rabisco da História. Disponível em: https://rabiscodahistoria.com/a-influencia-da-musica-na-formacao-da-identidade-cultural/. Acesso em: 26 ago. 2023.
SILVEIRA, Carolina Vianna. “Música e sentimento andam juntos”: os adolescentes e sua relação com a música. 2016. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/1411868_2016_completo.pdf. Acesso em: 29 ago. 2023.