Estudo de Redes Neurais e Suas Aplicações

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Artur Falcão Dornelles 1 ; Eduardo May Argenta 2 ; Laura Chiarello Gazola 3 ; Pedro Gomes Stefanello 4 ; Mateus Henrique Dal Forno 5
1Estudante do Curso Téc. em Informática (3º ano, T 34), e-mail: artur.2021300030@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Informática (3º ano, T 34), e-mail: eduardo.2021300076@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Informática (3º ano, T 34), e-mail: laura.2021300156@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Informática (3º ano, T 34), e-mail: pedro.2021300209@aluno.iffar.edu.br 5Professor, e-mail: mateus.dalforno@iffarroupilha.edu.br

O presente trabalho tem como objetivo exemplificar o que é uma Inteligência Artificial e rede neural, abordar seus diferentes modelos, como funcionam internamente e seus usos. Para apresentar o conteúdo, um tema que não é muito discutido a fundo em um ambiente não focado em informática ou computação, foi desenvolvido um exemplo prático e interativo que exemplifica a eficiência e o processo de aprendizagem de uma rede neural, uma recriação do jogo flappy bird na linguagem C que substitui o jogador por uma inteligência artificial. No jogo, o objetivo é fazer com que o personagem, um pássaro controlado pela inteligência artificial, passe entre os canos que aparecem na parte direita da tela, cada cano passado adiciona 1 ponto, caso o pássaro atinja um cano, a inteligência artificial perde. Para facilitar o aprendizado dos visitantes da mostra, é possível criar canos interativamente, modificando o tamanho do vão entre os canos e a posição na tela onde o vão será colocado. As redes neurais utilizam da tentativa e erro para aperfeiçoar suas jogadas, aprendendo com as tentativas das gerações anteriores para alcançar pontuações maiores. Após o desenvolvimento, foi possível constatar que a IA conseguia atingir pontuações altíssimas que em teoria poderiam ser infinitas, levando, em média, cerca de 10 gerações para aprender a passar dos canos mais fáceis, ainda tendo dificuldade em canos mais estreitos, como os inseridos pelo usuário, por mais algumas gerações. Com isso em mente, será possível explicar o que são realmente as inteligências artificiais, de maneira didática e intuitiva através do exemplo desenvolvido. Como trabalhos futuros, vale citar a melhora da IA e a adição de mais obstáculos.

Referências bibliograficas:

DIAS, Victor. Inteligência Artificial destruindo no dinossauro da Google! (Rede Neural). Disponível em: . Acesso em: 20/08/2023.

LAGUE, Sebastian. How to Create a Neural Network (and Train it to Identify Doodles). Disponível em: . Acesso em: 20/08/2023.

SCHILDT, Herbert. C: Completo e Total. 3ª edição. Editora Pearson Universidades, 1997

Palavras chaves: Inteligência Artificial; Rede Neural; Desenvolvimento de Jogos

Obs.: Este resumo contém 270 palavras