IFFar - Campus Frederico Westphalen
O presente trabalho tem como objetivo exemplificar o que é uma Inteligência Artificial e rede neural, abordar seus diferentes modelos, como funcionam internamente e seus usos. Para apresentar o conteúdo, um tema que não é muito discutido a fundo em um ambiente não focado em informática ou computação, foi desenvolvido um exemplo prático e interativo que exemplifica a eficiência e o processo de aprendizagem de uma rede neural, uma recriação do jogo flappy bird na linguagem C que substitui o jogador por uma inteligência artificial. No jogo, o objetivo é fazer com que o personagem, um pássaro controlado pela inteligência artificial, passe entre os canos que aparecem na parte direita da tela, cada cano passado adiciona 1 ponto, caso o pássaro atinja um cano, a inteligência artificial perde. Para facilitar o aprendizado dos visitantes da mostra, é possível criar canos interativamente, modificando o tamanho do vão entre os canos e a posição na tela onde o vão será colocado. As redes neurais utilizam da tentativa e erro para aperfeiçoar suas jogadas, aprendendo com as tentativas das gerações anteriores para alcançar pontuações maiores. Após o desenvolvimento, foi possível constatar que a IA conseguia atingir pontuações altíssimas que em teoria poderiam ser infinitas, levando, em média, cerca de 10 gerações para aprender a passar dos canos mais fáceis, ainda tendo dificuldade em canos mais estreitos, como os inseridos pelo usuário, por mais algumas gerações. Com isso em mente, será possível explicar o que são realmente as inteligências artificiais, de maneira didática e intuitiva através do exemplo desenvolvido. Como trabalhos futuros, vale citar a melhora da IA e a adição de mais obstáculos.
Referências bibliograficas:
DIAS, Victor. Inteligência Artificial destruindo no dinossauro da Google! (Rede Neural). Disponível em: . Acesso em: 20/08/2023.
LAGUE, Sebastian. How to Create a Neural Network (and Train it to Identify Doodles). Disponível em: . Acesso em: 20/08/2023.
SCHILDT, Herbert. C: Completo e Total. 3ª edição. Editora Pearson Universidades, 1997