Girlstem: Desenvolvimento de um Website para a Divulgação de Trabalhos, Relatos e Dados Sobre a Participação Feminina nas Áreas Stem

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Giovanna Maria Silva Martinez da Rosa 1 ; Patrícia Freo Stanga 2 ; Vitória Camponogara Aires da Silva 3 ; Mateus Henrique Dal Forno 4
1Estudante do Curso Téc. em Informática (2º ano, T 24), e-mail: giovanna.2022303340@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Informática (2º ano, T 24), e-mail: patricia.2022319911@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Informática (2º ano, T 24), e-mail: vitoria.2022304946@aluno.iffar.edu.br 4Professor, e-mail: mateus.dalforno@iffarroupilha.edu.br

O crescente avanço pelo qual a sociedade passa deve-se ao grande fomento que às áreas STEM (science, technology, engineering and mathematics - ciência, tecnologia, engenharia e matemática) têm recebido nas últimas décadas. Contudo, apenas uma pequena parcela de toda a sua produção é desenvolvida por mulheres, que, infelizmente, registram baixa participação nessas áreas. Esse cenário é consequência direta de um processo de definição dos papéis de gênero que foi socialmente imposto ao longo da história, cujo qual permanece sendo reproduzido pelas diferentes estruturas sociais, amplamente alimentado pelas mídias. Nos meios acadêmico e profissional não é diferente; esses espaços acabam não conferindo ao feminino o devido reconhecimento, desestimulando as mulheres tanto intelectualmente quanto profissionalmente e normalizando discursos machistas e misóginos. Dessa forma, o presente projeto busca pesquisar e quantificar a desproporcionalidade de gênero nas áreas STEM, exemplificar situações machistas e misóginas e identificar projetos desenvolvidos por mulheres nessas áreas, para então, desenvolver um website com a finalidade de evidenciar essa discussão e projetos. Para a realização desse projeto, serão consultados dados fornecidos pela instituição acerca da relação de meninos e meninas que estão matriculados nos cursos técnicos em informática presentes nos campus IFFar e nos cursos de graduação da Ciência da Computação e Licenciatura em Matemática no campus IFFar - Fw. Além dos dados sobre o IFFar, serão consultados dados que comprovem a diferença na quantidade entre homens e mulheres atuando nas áreas das STEM no Brasil. Um formulário, construído pelo grupo, o qual foi repassado para os cursos citados anteriormente, também será analisado com o objetivo de obter relatos sobre as meninas matriculadas nos cursos e trabalhos, bem como acerca de projetos que elas queiram divulgar no website. O website Girlstem terá a sua criação feita pelas estudantes idealizadoras do projeto com o auxílio da ferramenta Wordpress. Posto isto, o projeto intenta contribuir com a valorização das mulheres diante de um cenário de atuação no qual há a predominância de homens.

Referências bibliograficas:

BELLO, A.; ESTÉBANEZ, M. E. Uma Equação Desequilibrada: Aumentar a Participação das Mulheres na STEM na LAC. British Council, 2022. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/policypapers-cilac-gender-pt.pdf. Acesso em: 30 de agosto de 2023.

Palavras chaves: desproporcionalidade de gênero; participação feminina; relatos; STEM; website.

Obs.: Este resumo contém 322 palavras