IFFar - Campus Frederico Westphalen
Este resumo tem como objetivo apresentar a construção de uma maquete didática para aprendizagem e demonstração de conceitos da Física. As maquetes didáticas são construções lúdicas realizadas por alunos para demonstração de conceitos elementares ou aplicações tecnológicas em Feiras de Ciências ou Mostras Científicas realizadas nas escolas. Estas construções apresentam vantagens didáticas sobre a perspectiva tradicional de ensino, possibilitando uma maior interação entre o professor e os alunos e um envolvimento ativo destes no processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, apresentamos neste trabalho uma plataforma em forma de labirinto que se movimentam verticalmente por meio de sistemas hidráulicos. A plataforma busca simular um jogo do tipo PAC-MAN, onde uma esfera (representando o jogador) deve desviar de obstáculos ao longo do labirinto e coletar premiações. Sistemas hidráulicos como este possibilitam uma ampliação ou redução de forças com base no deslocamento de um líquido por meio de sistemas acoplados submetido a determinada pressão. De acordo com os ensinamentos de Francisco Carlos Lavarda, em 1652 um jovem cientista francês Blaise Pascal (1623-1662), um grande colaborador nas ciências físicas e matemáticas, através do estudo no comportamento dos fluidos, enunciou um princípio muito importante na Física, o Princípio de Pascal: a variação de pressão sofrida por um ponto de um líquido em equilíbrio é transmitida integralmente a todos os pontos do líquido e às paredes do recipiente onde está contido. O elevador hidráulico é um dos aparelhos que funcionam através deste princípio. O funcionamento da maquete utiliza os princípios de um elevador hidráulico, tais quais: a transmissão de pressão, feita entre a coluna de área menor e a coluna de área maior e a consequente elevação de um objeto (no caso, um dos lados da plataforma). Atualmente estes princípios da hidrostática são bastante empregados em máquinas e veículos, atuando desde o acionamento dos freios de automóveis, guindastes e elevadores para içar cargas. Para a aprendizagem destes conceitos utilizamos a a didática multissensorial: uma abordagem pedagógica que se baseia na utilização de múltiplos sentidos no processo de ensino e aprendizagem. Ela busca envolver não apenas a visão, mas também os outros sentidos, como audição, tato, olfato e paladar, para tornar o aprendizado mais acessível e eficaz. Essa abordagem é de extrema importância no ensino de conceitos das ciências para pessoas com baixa visão ou cegas, pois ajuda a superar as barreiras relacionadas à deficiência visual e promove uma compreensão mais profunda dos conteúdos. Alguns benefícios apontados na literatura sobre o uso de atividades multissensoriais são: acessibilidade, experiência enriquecedora, estímulo à curiosidade e à investigação, desenvolvimento de habilidades práticas e a inclusão social. Logo, ela permite que esses alunos explorem o mundo da ciência de maneira significativa e participem ativamente do processo educacional, capacitando-os a desenvolver uma compreensão sólida dos princípios científicos. Por fim, esperamos, por meio desta maquete didática multissensorial, demonstrar, aprender e explorar um pouco mais sobre os conceitos da física de forma lúdica e inclusiva, além de compreender os princípios físicos de funcionamento dos sistemas hidráulicos.
Referências bibliograficas: