Educação, Saúde e Trabalho: Uma Análise de Perspectivas de Inserção de Jovens em Meio a Pandemia de Covid-19

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Amanda Santos Nunes 1 ; Jaderson Gadonski 2 ; Pedro Henrique de Gois 3
1Estudante do Curso de Bel. em Administração, e-mail: amanda.2023004686@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso de Bel. em Administração, e-mail: ahpinopi@yahoo.com.br 3Professor, e-mail: pedro.gois@iffarroupilha.edu.br

O presente trabalho tem como base o projeto de pesquisa “Admirável mundo (do trabalho) novo? Uma análise de perspectivas de inserção de jovens em meio a Pandemia de COVID-19” desenvolvido junto ao IFFar - campus Frederico Westphalen. A obra clássica "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley (2014), originalmente publicada em 1932, serve como fonte inspiradora das reflexões fundamentais deste projeto. A obra propõe uma análise profunda sobre o ideal de desenvolvimento da sociedade, a ascensão da tecnologia, os mecanismos de controle e as desigualdades que, apesar de suas características fictícias, demonstram-se presentes na atual configuração social. Assim, o projeto tem como objetivo geral investigar a construção de perspectivas por jovens (trabalhadores ou em vias de inserção no mundo do trabalho) tendo como contexto a pandemia de COVID-19 como um fator de transformação social. Este trabalho visa apresentar uma perspectiva descritiva geral dos dados empíricos coletados acerca da percepção dos jovens quanto ao momento presente na sua trajetória de formação e trabalho, uma vez que esse é um dos objetivos específicos do projeto. A metodologia adota uma abordagem qualitativa e se classifica quanto aos fins como exploratória-descritiva e quanto aos meios como pesquisa de campo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas a 11 alunos dos cursos de graduação do Campus do IFFar-FW, assim como a 17 alunos do Ensino Médio Integrado dos Campus do IFFar-FW e IFFar-Jaguari. O questionário utilizado era composto por 31 questões abertas e que abrangiam três grandes áreas: saúde e bem-estar, educação e aprendizado, além de trabalho e renda. Os resultados que, em sua essência, são de caráter subjetivo são descritos neste recorte de maneira aglutinada, com objetivo de destacar os aspectos mais frequentes nas respostas dos dois grupos de entrevistados. Todas as respostas referem-se ao período temporal desde o início da pandemia até a retomada das atividades presenciais. Quando questionados acerca de seu estado emocional, 82,4% dos respondentes do integrado afirmaram que piorou, bem como para 81,8% do grupo da graduação. Instigados a indicarem qual ação prioritária na área da saúde deveria ser tomada pelas organizações após o término da pandemia, 64,7% do integrado e 72,7% da graduação responderam que é necessário investimentos visando melhorar a saúde mental da população. Acerca da realização ou não das atividades propostas pela instituição de ensino durante o período de ensino remoto, a resposta foi afirmativa para 94,1% do integrado e para 100% da graduação. Sobre quais as ações na área do trabalho devem ser priorizadas pelas organizações, a existência de vagas para jovens bem como programas de estágio foi apontada por 47,1% do integrado e por 63,6% da graduação. Os demais dados coletados seguirão agora para uma análise mais aprofundada e posteriormente se condensarão em trabalhos maiores como artigos completos a serem publicados em revistas científicas.

Referências bibliograficas:

HUXLEY, Aldous. Admirável mundo novo. 22. ed. São Paulo: Globo, 2014.

Palavras chaves: jovens; saúde; trabalho; renda; pandemia

Obs.: Este resumo contém 461 palavras