Marketing Verde: Importância no Mercado Organizacional

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Larissa Francieli Simi 1 ; Letícia Leseux Pasini 2 ; Natália Vieira Leite 3 ; Tainá Frizon Gambin 4 ; Ana Claudia da Rosa 5 ; Anieli Ebling Bulé 6
1Estudante do Curso Téc. em Administração (3º ano, T 35), e-mail: larissa.2021300399@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Administração (3º ano, T 35), e-mail: leticia.2021308403@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Administração (3º ano, T 35), e-mail: natalia.2021300460@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Administração (3º ano, T 35), e-mail: taina.2021317618@aluno.iffar.edu.br 5Professora, e-mail: ana.rosa@iffarroupilha.edu.br 6Professora, e-mail: anieli.bule@iffarroupilha.edu.br

O marketing se constitui como um conjunto de atividades e processos utilizados para criar, comunicar, entregar e ofertar produtos e serviços que possuem valor para o público alvo, assim satisfazendo seus desejos e necessidades. Esta pesquisa foi elaborada com base em artigos científicos e autores especializados no meio organizacional, e tem por objetivo informar e conscientizar sobre a evolução do marketing verde e seu impacto nas organizações. Nesse contexto empresarial, o uso indiscriminado de recursos naturais não renováveis, gerou uma pressão de grupos organizados para que as empresas em geral melhorem seu desempenho ambiental. Segundo Kotler (1995), a aplicação de técnicas sustentáveis torna-se uma estratégia das organizações à preocupação da sociedade com o meio ambiente, e dessa forma, ocasiona o nascimento de uma nova forma de marketing, o Marketing Verde. Também conhecido como ecológico, ambiental ou responsável, é definido entre a associação do marketing tradicional e ações que abordem o desenvolvimento e a proteção sustentável do ecossistema. Tal definição tende a direcionar e incorporar à sociedade produtos que não agridam drasticamente o meio ambiente, de forma ao consumidor não buscar uma marca somente pelas vantagens materiais oferecidas pelos produtos, mas também pelo cuidado com o meio ambiente que a organização obteve nas etapas de sua produção. As empresas que desenvolvem a integração de práticas e valores ambientais nas estratégias de marketing, visando o lucro e também se importando com a preservação do meio ambiente ajudam a gerar uma responsabilidade social que visa promover a atividade do negócio e ao mesmo tempo responsabilizando-a pelo seu desenvolvimento econômico e social. Portanto, não mais se aceita passivamente que a empresa transfira a outras pessoas, e aos poderes públicos a responsabilidade pelos custos sociais resultantes de suas atividades. Consequentemente, a adoção de uma postura social e ambientalmente responsável tornou-se não só uma obrigação para algumas empresas, mas também uma questão estratégica para as suas operações, pois a sociedade e os seus parceiros exigem suas necessidades, além de que uma imagem organizacional altamente valorizada também será beneficiada a partir dele.

Referências bibliograficas:

KOTLER, Philip. Princípios de Marketing. Qualytmark: Rio de Janeiro, 7. Ed., 1995, p.479-481.

Palavras chaves: marketing verde, organizações e sustentabilidade

Obs.: Este resumo contém 337 palavras