IFFar - Campus Frederico Westphalen
Todo exercício físico é uma atividade física, mas nem toda atividade física é um exercício físico. Ou seja, o exercício físico é um tipo de atividade física planejada, estruturada e repetitiva que tem o objetivo de melhorar ou manter as capacidades físicas e o peso adequado. Atividade física é um comportamento que envolve os movimentos voluntários do corpo, com gasto de energia acima do nível de repouso, promovendo interações sociais e com o ambiente, podendo acontecer no tempo livre, no deslocamento, no trabalho ou estudo e nas tarefas domésticas. A atividade física faz parte do dia a dia e traz diversos benefícios, como o controle do peso e a melhora da qualidade de vida, do humor, da disposição, da interação com as outras pessoas e com o ambiente. Além disso, pode ser classificada em leve, moderada ou vigorosa. Diante disso, nossa proposta é mostrar a influência da prática da atividade física no cotidiano escolar. Como ponto inicial da pesquisa, a partir da literatura de referência que inspirou a construção de um questionário, foi feito um levantamento através da plataforma Google Forms com as turmas do primeiro ano dos cursos Técnicos Integrados ao ensino médio do Instituto Federal Farroupilha - Campus Frederico Westphalen. A partir do estudo realizado, dentre os 44 alunos que contribuíram, percebeu-se que 77,3% deles praticam alguma atividade física e 22,7% não, sendo que 84,1% dos indivíduos possuem conhecimento sobre os impactos da atividade física no cotidiano. Com base nas pesquisas feitas, constatou-se que a prática da atividade física impacta consideravelmente no bem estar e saúde do ser humano; não somente por aumentar a qualidade de vida do indivíduo, como também melhorar muitos aspectos físicos e mentais.
Referências bibliograficas:
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de Atividade Física Para a População Brasileira. Brasília - DF, 2021.
NAHAS, M. V. Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida: Conceitos e Sugestões para um Estilo de Vida Ativo. 7° Edição. Florianópolis: Ed. do Autor, 2017.