IFFar - Campus Frederico Westphalen
A poluição marítima é um dos problemas mais urgentes que o nosso planeta enfrenta. Suas consequências afetam não apenas os ecossistemas marinhos, mas também a saúde humana e a economia global. Nesta pesquisa, aprofundaremos nossos conhecimentos sobre as causas, consequências e soluções relacionadas a esse desafio ambiental crítico. A poluição marítima tem origens de diversos motivos. Além do despejo indiscriminado de resíduos plásticos, que é uma das causas mais visíveis e devastadoras, também enfrentamos o problema do descarte inadequado de esgoto e do lançamento de produtos químicos tóxicos nos oceanos. A navegação e a indústria de transporte também contribuem com vazamentos de óleo e outros poluentes, causando danos significativos à vida marinha e aos ecossistemas costeiros. Os recifes de coral, que abrigam uma riqueza extraordinária de vida marinha, estão sob constante ameaça devido à acidificação dos oceanos e à poluição. Além disso, a poluição afeta diretamente a indústria da pesca, resultando na diminuição das populações de peixes e prejudicando a subsistência de comunidades costeiras em todo o mundo. Enfrentar a poluição marítima requer uma abordagem abrangente e colaborativa. Com o objetivo principal de aprofundar mais os conhecimentos sobre os malefícios do plástico no mar e no meio ambiente, tanto para nós quanto para os seres marinhos. Tendo como principal causa da conscientização diminuir o número de animais marinhos mortos por resíduos humanos. Como estudantes do ensino médio, temos um papel vital a desempenhar na conscientização e na promoção de práticas sustentáveis. Com ações individuais e coletivas, podemos contribuir para a preservação dos nossos mares e para a construção de um futuro mais saudável e equilibrado para as próximas gerações. Como resultado da pesquisa obtivemos diversas informações sobre como a poluição marítima influencia na vida aquática, em se tratando principalmente dos animais marinhos, e que as poluições com resíduos plásticos são muito frequentes e impactam diretamente o meio ambiente. Um dos motivos decorre da pobreza - as pessoas jogam lixos nos mares e oceanos por conta de não terem ações que promovam a destinação correta dos resíduos. Isso acaba fazendo com que os animais vivam em condição de sofrimento, tenham deformações físicas e morram. Além de tudo isso, a água também possui substâncias tóxicas e cancerígenas liberadas por plásticos e resíduos, sem contar o despejo de efluentes diretamente pelas indústrias. Concluímos que a poluição marítima é um problema complexo e um desafio, cuja solução passa pela conscientização das pessoas e ações efetivas dos governos, bem como é uma questão que deveria preocupar mais as autoridades do mundo todo. Configura-se, pois, um problema global, que afeta o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas.
Referências bibliograficas:
BARRETO, Cecília Perdigão. Controle da poluição marinha para a manutenção da qualidade dos oceanos. 2013. 88 f. Monografia (Graduação em Oceanografia) - Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. Disponível em: . Acesso em: 4 set. 2023.
CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Poluição das águas causam alterações na vida marinha. São Paulo: CRMV-SP, 2019. Disponível em: . Acesso em: 4 set. 2023.
MATIAS, João L. Nogueira, DIÓGENES, Beatriz Nunes. Poluição marinha por resíduos plásticos: identificando lacunas e desafios na (in) definição de um problema jurídico. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM, v. 17, n. 3, e45204, 29p. Disponível em: . Acesso em: 4 set. 2023.