Equoterapia

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Arthur Trindade Pereira 1 ; Caline Lopes Casali 2 ; Gabriel Gemelli Bonadiman 3 ; Raiani de Almeida da Silva 4 ; Rangel Fernandes Pacheco 5
1Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (3º ano, T 33), e-mail: arthur.2021317690@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (3º ano, T 33), e-mail: caline.2021300700@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Informática (1º ano, T 14), e-mail: gabriel.2023323356@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (3º ano, T 33), e-mail: raiani.2021301770@aluno.iffar.edu.br 5Professor, e-mail: rangel.pacheco@iffarroupilha.edu.br

A equoterapia foi reconhecida em 1997 pelo Conselho Federal de Medicina, mas existe há muito mais tempo. Há registros de que os cavalos eram usados em tratamentos terapêuticos há mais de dois mil anos na Grécia Antiga. A equoterapia é uma abordagem terapêutica que se baseia no uso de cavalos como parcerias fundamentais no tratamento de uma variada gama de condições médicas e necessidades especiais, podendo trazer desenvolvimento de habilidades e benefícios físicos e mentais. Dessa forma, objetivou-se apresentar alguns tópicos sobre a prática da equoterapia nos dias atuais. No estande da “Equoteparia”, buscaremos esclarecer o conceito e os procedimentos que estão envolvidos neste tipo de terapia, observando sua importância no contexto da saúde e do bem-estar, fornecendo as informações essenciais para a compreensão e promoção desta terapia alternativa. A metodologia abordada envolveu uma revisão bibliográfica sobre a equoterapia, com leituras de literaturas especializadas e artigos de diversas fontes de informação, procurando analisar a fusão entre teoria e prática na realidade. Buscamos apresentar uma visão abrangente e detalhada sobre a temática, além de destacar a importância da terapia assistida por cavalos como uma valiosa alternativa aos métodos tradicionais de tratamento e de reabilitação. O estande terá um banner ilustrativo e 4 (quatro) estudantes de cursos técnicos de nível médio do IFFar FW. Esperamos com essa temática, trazer aos visitantes da feira a visão de que a equoterapia é uma abordagem terapêutica eficaz e benéfica para uma diversidade de condições médicas e necessidades especiais e que a interação entre o paciente e o cavalo durante as sessões de equoterapia promove o desenvolvimento físico, emocional e social, melhorando a qualidade de vida dos indivíduos atendidos.

Referências bibliograficas:

Ferreira, J.D.S. et al. The influence of therapeutic riding on the balance of children and adolescents with autistic spectrum disorder: an integrative literature review. v.11, n.02, 2022.

Mello, B.L.G. et al. The importance of equotherapy for Autism Spectrum Disorder: benefits detected from the national scientific literature. v. 11, n.04, 2022.

Moraes, L.S. et al. A eficácia da equoterapia no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com transtorno do espectro autista: revisão da literatura. v. 33, n.27, 2022.

Palavras chaves: cavalo; terapêutico; tratamento

Obs.: Este resumo contém 273 palavras