IFFar - Campus Frederico Westphalen
No início do século XX, a navegação era o único meio de transporte possível para fazer grandes trajetos. O RMS Titanic – projetado pelo construtor de navios Thomas Andrews – pesava mais de 40 mil toneladas, media 268,8 metros de comprimento e 28,2 metros de largura. Em 1912, o transatlântico – orgulho da engenharia náutica – naufragou nas águas gélidas do Atlântico Norte. O episódio é considerado uma das maiores tragédias marítimas da história e desperta o interesse de muitas pessoas até os dias de hoje. Ao escolher pesquisar este tema, nossos objetivos foram: compreender o contexto histórico da navegação no início do século XX; entender algumas das principais medidas de segurança adotadas após o desastre marítimo; trabalhar conceitos matemáticos através desse acontecimento. Como metodologia realizamos pesquisas bibliográficas e a aplicação de conceitos matemáticos por meio da montagem de um lego. Entre os resultados alcançados podemos destacar a aprendizagem da história, assim como da matemática via atividade interdisciplinar. Foram desenvolvidas atividades matemáticas de proporção, escala e regra de três. Ademais, foi possível desenvolver a criticidade por meio do contexto histórico analisado. Com a realização da pesquisa, idealizamos uma prática pedagógica que possa colaborar com os profissionais da educação para fins de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.
Referências bibliograficas:
HOBSBAWM. Eric. Era dos extremos: o breve século XX – 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
MASSON, Philippe. Titanic: a história completa. São Paulo: Contexto, 2011.