Aprendendo História e Matemática com O Titanic

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Carla Krzyzaniak Ansolin 1 ; Emilly Aparecida Alves Dierka 2 ; Maikelly de Ramos 3 ; Yasmin de Oliveira Morlin 4 ; Janine da Rosa Albarello 5 ; Marcos Jovino Asturian 6
1Estudante do Curso Téc. em Administração (1º ano, T 15), e-mail: carla.2023300413@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (1º ano, T 13), e-mail: emilly.2023303335@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Administração (1º ano, T 15), e-mail: maikelly.2023300754@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Administração (1º ano, T 15), e-mail: yasmin.2023300923@aluno.iffar.edu.br 5Professora, e-mail: janine.albarello@iffarroupilha.edu.br 6Professor, e-mail: marcos.asturian@iffarroupilha.edu.br

No início do século XX, a navegação era o único meio de transporte possível para fazer grandes trajetos. O RMS Titanic – projetado pelo construtor de navios Thomas Andrews – pesava mais de 40 mil toneladas, media 268,8 metros de comprimento e 28,2 metros de largura. Em 1912, o transatlântico – orgulho da engenharia náutica – naufragou nas águas gélidas do Atlântico Norte. O episódio é considerado uma das maiores tragédias marítimas da história e desperta o interesse de muitas pessoas até os dias de hoje. Ao escolher pesquisar este tema, nossos objetivos foram: compreender o contexto histórico da navegação no início do século XX; entender algumas das principais medidas de segurança adotadas após o desastre marítimo; trabalhar conceitos matemáticos através desse acontecimento. Como metodologia realizamos pesquisas bibliográficas e a aplicação de conceitos matemáticos por meio da montagem de um lego. Entre os resultados alcançados podemos destacar a aprendizagem da história, assim como da matemática via atividade interdisciplinar. Foram desenvolvidas atividades matemáticas de proporção, escala e regra de três. Ademais, foi possível desenvolver a criticidade por meio do contexto histórico analisado. Com a realização da pesquisa, idealizamos uma prática pedagógica que possa colaborar com os profissionais da educação para fins de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.

Referências bibliograficas:

HOBSBAWM. Eric. Era dos extremos: o breve século XX – 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

MASSON, Philippe. Titanic: a história completa. São Paulo: Contexto, 2011.

Palavras chaves: História, Matemática, Titanic.

Obs.: Este resumo contém 210 palavras