Preservação Ambiental: Conheça o seu papel na Recuperação do Solo

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Anderson Favaretto 1 ; Dyeison Martin Bizello 2 ; Lucas Biribio 3 ; Luciano Gasparotto 4 ; Silvana Alves Pedrozo 5
1Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (1º ano, T 12), e-mail: anderson.2023300306@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (1º ano, T 11), e-mail: dyeison.2023301751@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (1º ano, T 11), e-mail: lucas.2023308153@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Agropecuária (1º ano, T 12), e-mail: luciano.2023308350@aluno.iffar.edu.br 5Professora, e-mail: silvana.pedrozo@iffarroupilha.edu.br

Seja, no meio rural como meio urbano, uma das principais causas da degradação ambiental é a erosão hídrica do solo. A erosão é provocada pela ação do impacto das gotas da água (chuva principalmente, ou sistema de irrigação por aspersão) sobre a superfície do solo sem cobertura vegetal (viva ou morta/palhada), e posterior escorrimento da enxurrada, formada pela água que não infiltrou no solo. O resultado do efeito da erosão hídrica pode ser notado pela coloração barrenta dos córregos, rios e açudes causada pela presença de sedimentos em suspensão. O objetivo será conscientizar a comunidade acadêmica e o público que irá participar da Mostra Regional de Ciência, quanto as alternativas passíveis de uso no controle de erosão do solo e a sustentabilidade rural e urbana. Para isso, será utilizado 1 suporte de apoio para elevar a parte de trás das garrafas pet. 3 garrafas pet de dois litros cortadas: 1a com solo desprotegido, 2a solo com palhada e a 3a solo com cultura de inverno. Cada garrafa pet terá um recipiente transparente para coletar e armazenar a água que escorre e infiltrada e 1 regador de plantas que será utilizado para despejar a água e simular a ação da chuva. Cada garrafa pet terá uma placa indicando os processos demonstrados. Durante a prática será observado a coloração da água coletada nos recipientes transparentes. Assim, com a demonstração, a comunidade acadêmica será capaz de fazer a correlação de processos erosivos com problemas ambientais e socioeconômicos como perda de solo; diminuição de áreas cultiváveis; e assoreamento de cursos d’água e conhecer alternativas para a conservação do meio ambiente.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: agrícola; erosão hídrica; meio ambiente; solo

Obs.: Este resumo contém 267 palavras