Marketing Sensorial: Despertando os Cinco Sentidos

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Ana Júlia de Freitas 1 ; Geovana Fontana Bassani 2 ; Mônica da Silva 3 ; Ana Claudia da Rosa 4 ; Anieli Ebling Bulé 5
1Estudante do Curso Téc. em Administração (2º ano, T 25), e-mail: ana.2022319582@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Administração (2º ano, T 25), e-mail: geovana.2022300188@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Administração (2º ano, T 25), e-mail: monica.2022309639@aluno.iffar.edu.br 4Professora, e-mail: ana.rosa@iffarroupilha.edu.br 5Professora, e-mail: anieli.bule@iffarroupilha.edu.br

O Marketing Sensorial baseia-se em uma estratégia que visa estimular os cincos sentidos do corpo humano. Sendo eles, o olfato que associa a memória a objetos e lugares, bem como o aroma que caracteriza a marca. O tato é a forma que a pessoa sente a textura dos produtos e também a qualidade. A visão associa-se à identidade visual e à logomarca. A audição desperta diferentes sensações ao ouvir um som, que tem grande impacto no comportamento do consumidor. E o paladar é baseado na percepção de sabores. Deste modo, ao serem corretamente estimulados, cria-se uma conexão emocional para despertar a necessidade no consumidor de fazer compras baseado em estímulos capazes de causar sensações positivas e gerar valor para o cliente. O presente trabalho apresentou como objetivo aplicar as estratégias de Marketing Sensorial para compreender na prática como funcionam esses elementos. Desse modo, realizou-se uma pesquisa onde 13 alunos do segundo ano do Curso Técnico Integrado em Administração do IFFar participaram de um experimento, o qual visava despertar os cinco sentidos. Para estimular a visão, uma sala foi ornamentada de forma chamativa, onde também utilizou-se uma música ambiente para a audição. Além disso, foi disponibilizado café, tanto para o paladar, quanto para o olfato pelo seu aroma. Para o tato, os pesquisados receberam um cartão com recado para gerar uma memória afetiva. Ao final, os participantes da pesquisa responderam um questionário, que avaliava a importância dos aspectos observados, considerando uma escala de 1 a 5 pontos, sendo 1 pouco importante e 5 muito importante para os aspectos avaliados (visão, olfato, audição, tato e paladar). Como resultado da pesquisa, observou-se que a maneira em que foram despertados os cinco sentidos teve grande importância para o desenvolvimento do experimento, gerando uma experiência positiva para quem participou. Estes resultados foram evidenciados por meio das médias que foram elevadas, obtendo: média 4,92 para olfato, visão e audição; média 4,77 para o tato; e, média 4,85 para o paladar. Com base no que foi obtido no experimento, conclui-se que os elementos fundamentais do Marketing Sensorial são importantes para despertar o interesse do consumidor, ao estimular sua percepção sensorial e memórias afetivas. Portanto, ao utilizar tais métodos as marcas estarão entregando não apenas um produto, mas uma experiência única ao consumidor.

Referências bibliograficas:

FCDL Notícias: O que é Marketing Sensorial? Use os 5 sentidos na sua loja. Disponível em: .Acesso em: 29 de ago. de 2023.

Palavras chaves: Marketing Sensorial, sentidos, experiência, consumidor

Obs.: Este resumo contém 376 palavras