IFFar - Campus Frederico Westphalen
A crescente necessidade de conscientização ambiental e a importância da educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) são dois temas cruciais na sociedade atual. O desenvolvimento de jogos computacionais oferece uma plataforma única para abordar ambos os temas de forma integrada, fornecendo um ambiente educacional que é tanto envolvente quanto informativo. Nesse contexto, o objetivo principal deste projeto foi o desenvolvimento de um jogo computacional que não apenas fosse divertido e envolvente, mas que também promova a educação ambiental e incentivasse o interesse nas áreas STEAM. A programação de jogos é especialmente relevante nas áreas STEAM, pois ela combina lógica, resolução de problemas e criatividade, servindo como um excelente meio para motivar os alunos a explorar essas disciplinas. Além disso, o desenvolvimento gráfico e o roteiro do jogo envolvem aspectos artísticos e narrativos, tornando a experiência educacional mais completa e multidisciplinar. O jogo foi elaborado utilizando a game engine "Game Maker Studio 2", que utiliza uma linguagem de script chamada GML, uma ferramenta acessível e fácil de usar, além de oferecer uma curva de aprendizado suave para iniciantes. Programas de edição gráfica foram utilizados para a criação de cenários e personagens, adicionando uma camada de complexidade e habilidade artística ao projeto. O jogo incorpora elementos de coleta de lixo e combate a inimigos. O gameplay é projetado de tal forma que o lixo coletado serve para ganhar tiros adicionais que não geram poluição, reforçando a mensagem de sustentabilidade e responsabilidade ambiental. O jogo foi completado com sucesso e testado entre diversos grupos de alunos, recebendo feedback positivo tanto em termos de jogabilidade quanto de conteúdo educacional. Observou-se um aumento no interesse dos alunos pelas áreas STEAM, e também foi notável que a mensagem sobre conscientização ambiental foi bem compreendida. O projeto demonstrou que é possível utilizar o desenvolvimento de jogos como uma ferramenta eficaz para a educação tanto em áreas STEAM quanto em conscientização ambiental. O jogo desenvolvido serviu como um catalisador para o engajamento dos alunos em temas ambientais e STEAM, mostrando o potencial dessa abordagem pedagógica para criar uma aprendizagem mais significativa e impactante.
Referências bibliograficas:
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SOUSA, IVANISCY JUVINO DE. DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCATIVOS USANDO O SCRATCH NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO. 2022. Dissertação de Mestrado.