Desenvolvimento de um Jogo Computacional com Foco em Educação Ambiental e Motivação Para Áreas Steam

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Ana Vitória Jardinello 1 ; Anderson Cardoso Krasnievicz 2 ; Hewerthon Adriano Garcia 3 ; Isabela de Menezes Trevisan 4 ; Igor Yepes 5
1Estudante do Curso Téc. em Informática (1º ano, T 14), e-mail: ana.2023309553@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Informática (1º ano, T 14), e-mail: anderson.2021300020@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Informática (3º ano, T 34), e-mail: hewerthon.2021300138@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Informática (1º ano, T 14), e-mail: isabela.2023314366@aluno.iffar.edu.br 5Professor, e-mail: igor.yepes@iffarroupilha.edu.br

A crescente necessidade de conscientização ambiental e a importância da educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) são dois temas cruciais na sociedade atual. O desenvolvimento de jogos computacionais oferece uma plataforma única para abordar ambos os temas de forma integrada, fornecendo um ambiente educacional que é tanto envolvente quanto informativo. Nesse contexto, o objetivo principal deste projeto foi o desenvolvimento de um jogo computacional que não apenas fosse divertido e envolvente, mas que também promova a educação ambiental e incentivasse o interesse nas áreas STEAM. A programação de jogos é especialmente relevante nas áreas STEAM, pois ela combina lógica, resolução de problemas e criatividade, servindo como um excelente meio para motivar os alunos a explorar essas disciplinas. Além disso, o desenvolvimento gráfico e o roteiro do jogo envolvem aspectos artísticos e narrativos, tornando a experiência educacional mais completa e multidisciplinar. O jogo foi elaborado utilizando a game engine "Game Maker Studio 2", que utiliza uma linguagem de script chamada GML, uma ferramenta acessível e fácil de usar, além de oferecer uma curva de aprendizado suave para iniciantes. Programas de edição gráfica foram utilizados para a criação de cenários e personagens, adicionando uma camada de complexidade e habilidade artística ao projeto. O jogo incorpora elementos de coleta de lixo e combate a inimigos. O gameplay é projetado de tal forma que o lixo coletado serve para ganhar tiros adicionais que não geram poluição, reforçando a mensagem de sustentabilidade e responsabilidade ambiental. O jogo foi completado com sucesso e testado entre diversos grupos de alunos, recebendo feedback positivo tanto em termos de jogabilidade quanto de conteúdo educacional. Observou-se um aumento no interesse dos alunos pelas áreas STEAM, e também foi notável que a mensagem sobre conscientização ambiental foi bem compreendida. O projeto demonstrou que é possível utilizar o desenvolvimento de jogos como uma ferramenta eficaz para a educação tanto em áreas STEAM quanto em conscientização ambiental. O jogo desenvolvido serviu como um catalisador para o engajamento dos alunos em temas ambientais e STEAM, mostrando o potencial dessa abordagem pedagógica para criar uma aprendizagem mais significativa e impactante.

Referências bibliograficas:

BEZERRA, Ana Paula Berto et al. Bora Jogar: desenvolvimento de jogos para auxiliar na aprendizagem de programação. Research, Society and Development, v. 11, n. 5, p. e15511527668-e15511527668, 2022.

DE JESUS GOMES, Fernanda et al. Introdução a programação através do desenvolvimento de jogos digitais. Revista PET Brasil, v. 1, n. 01, p. 44-54, 2022.

LAÉRCIO, Francisco Giovani Souza; FONSECA, Leticia Rodrigues. Proposta de Jogo Educativo para Educação Ambiental no Ensino Básico. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 17, n. 1, p. 09-27, 2022

SOUSA, IVANISCY JUVINO DE. DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCATIVOS USANDO O SCRATCH NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO. 2022. Dissertação de Mestrado.

Palavras chaves: Educação Ambiental; Jogos Computacionais; PyGame; STEAM; Sustentabilidade.

Obs.: Este resumo contém 347 palavras