IFFar - Campus Frederico Westphalen
A integração da robótica nas áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) representa uma abordagem educacional inovadora e envolvente. A competição de sumô de robôs, em particular, oferece uma plataforma prática para os alunos explorarem conceitos de engenharia, programação, modelagem 3D e física. A utilização de impressoras 3D no projeto permite aos alunos aplicar conceitos de design e geometria na criação de componentes personalizados, enquanto a programação e montagem dos robôs envolvem o entendimento de conceitos físicos e matemáticos, como força, movimento, lógica e algoritmos. Essa abordagem hands-on não apenas reforça o aprendizado teórico, mas também promove habilidades como resolução de problemas, trabalho em equipe e pensamento crítico, tornando-se uma ferramenta poderosa no ensino moderno. Este projeto teve como objetivo desenvolver dois robôs de sumô, um totalmente autônomo e outro controlável tanto autonomamente quanto por um humano via radiocontrole, para promover o aprendizado em áreas STEAM. Utilizando controladoras Arduino, sensores ultrassônicos, motores DC com caixa de redução, sensores infravermelhos e outros componentes eletrônicos, os alunos projetaram e construíram os chassis dos robôs, que foram impressos em uma impressora 3D. O desenvolvimento incluiu programação, montagem e testes iterativos. Os robôs de sumô foram construídos com sucesso, atendendo aos objetivos do projeto. O robô totalmente autônomo demonstrou habilidades eficazes de navegação e estratégia, enquanto o robô controlável ofereceu flexibilidade em modos autônomos e controlados por humanos. A experiência de construir os robôs forneceu aos alunos uma compreensão prática e profunda dos conceitos de engenharia, programação, modelagem 3D e física. A competição de sumô servirá como uma plataforma de teste eficaz, permitindo aos alunos do ensino médio e superior aplicar e demonstrar suas habilidades em um ambiente colaborativo e competitivo. Em suma, a construção dos robôs de sumô demonstrou ser uma abordagem eficaz para ensinar conceitos complexos de forma prática e envolvente. A competição de sumô, em particular, oferece uma plataforma única para a aprendizagem colaborativa e a inovação.
Referências bibliograficas:
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