IFFar - Campus Frederico Westphalen
O aparelho digestivo tem como principal função realizar a digestão e absorção dos alimentos e excretar os produtos que não são aproveitados pelo organismo (SILVA, 1979). O bezerro começa sua vida como um não ruminante, mas passa a maior parte de sua vida como um ruminante, cuja digestão depende em grande parte da fermentação ruminal. Assim que nascem, não possuem os pré-estômagos (rúmen, retículo e omaso) desenvolvidos, sendo necessário desenvolvê-los tanto em estrutura como em tamanho (CARVALHO et al., 2003). Nessa fase de vida, o alimento básico é o leite, sendo a atividade gástrica digestiva exercida pelo abomaso, e do ponto de vista nutricional é a fase mais crítica do animal (ITAVO et al., 2007). O modo como o leite é oferecido ao bezerro também interfere no desenvolvimento do sistema digestório dos ruminantes. O alimento sólido, volumoso e principalmente o concentrado, estimulam o desenvolvimento do rúmen. O trabalho tem como objetivo mostrar aos produtores/pecuaristas a importância de uma boa dieta durante o desenvolvimento dos bezerros, pois quanto mais cedo o animal se torna um ruminante funcional, menor o custo da sua criação, uma vez que o leite é um alimento caro para se ofertar por longos períodos. O estudo do trabalho foi baseado em uma pesquisa em artigos científicos e revistas que tratam sobre a inclusão de uma dieta adequada nos bezerros, para que quando estiverem aptos à produção estejam com seu sistema digestivo bem desenvolvido. Nesta pesquisa, avaliamos pontos positivos para serem levados aos produtores locais da Região de Frederico Westphalen, pois devido a falta de assistência técnica muitas propriedades acabam por não saber a importância de um cuidado nutricional no início do desenvolvimento ruminal dos bovinos. Também analisamos conceitos sobre como colostragem, dieta líquida, dieta sólida, desenvolvimento de papila ruminal, forma física da dieta (concentrado e do volumoso) e sua interferência no desenvolvimento ruminal, produção futura da vaca, e lucratividade da atividade. Por fim, concluímos que a dieta interfere significativamente sobre o desenvolvimento ruminal em bovinos, sendo o mais importante fator, dessa forma o produtor irá obter uma melhor produtividade e rentabilidade para a propriedade. Esperamos que com a mostra de ciências, os produtores ou seus parentes próximos e descendentes, que também atuam na fazenda, se conscientizem sobre os manejos corretos da alimentação em bezerros para quando estiverem adultos possam ter um bons resultados.
Referências bibliograficas:
CARVALHO et al., 2003 D.D. Estádio de maturação na produção e qualidade da silagem de sorgo. II - Digestibilidade e consumo da silagem. Boletim da Indústria Animal, v.49, n.2, p.101-106, 1992. Acesso em: 21/08/2023.
https://nutritime.com.br/wp-content/uploads/2020/02/Artigo-405.pdf. Acesso em: 21/08/2023
https://revistas.uece.br/index.php/cienciaanimal/article/view/10085. Acesso em: 23/08/2023
ITAVO et al., 2007, C.C.B.F.; SOUZA, S.R.M.B.O.; DIAS, A.M.; COELHO, E.M.; MORAES, M.G. Acesso em: 24/08/2023.
SILVA, 1979.Avaliação da produção de bezerros em confinamento ou em suplementação exclusiva. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v.59, n.4, p.948-954,2007. Acesso em: 24/08/2023