Tornado de Fogo

Escola Estadual de Ensino Medio Olivia de Paula Falcão (Erval Seco)

MILENA LIMA CAMARGO 1 ; NICOLI DE ARAUJO 2 ; ROSANGELA SILVA PEREIRA 3 ; TALIA MILANI 4 ; VERONICA MOREIRA FERNANDES 5
1Escola Estadual de Ensino Médio Olivia de Paula Falcão, e-mail: milenacamargo-k@hotmail.com 2Escola Estadual de Ensino Médio Olivia de Paula Falcão, e-mail: nicoli.barbie@hotmail.com 3Escola Estadual de Ensino Médio Olivia de Paula Falcão, e-mail: rosangela_silvapereira@hotmail.com 4Escola Estadual de Ensino Médio Olivia de Paula Falcão, e-mail: taliamilaniii@hotmail.com 5Escola Estadual de Ensino Médio Olivia de Paula Falcão, e-mail: veronicaerval@yahoo.com.br

O fogo não causa nenhum efeito surpreendente quando sua base é rodada, mas ao colocar um tubo formado por uma rede em volta das labaredas, pode-se perceber a mudança de uma chama simples para o furacão de fogo.

A explicação é muito simples: o choque da redinha com o ar faz esse ar rodar em volta do fogo. Os gases das chamas estão subindo, e o encontro com o ar rodando forma um movimento em espiral, o tornado.

Quando o tornado ocorre, o fogo fica mais forte, pois o calor se concentra em uma região menor, e isso faz com que a temperatura aumente.

Além disso, com o pequeno furacão, mais ar entra dentro do fogo. E esse ar, rico em oxigênio, alimenta a combustão ajudando o tornado a ficar mais forte.

Referências bibliograficas:

manual do mundo

Palavras chaves: fogo ar oxigênio furacão

Obs.: Este resumo contém 129 palavras