A Utilização da Matriz SWOT no Contexto do Empreendedorismo Local

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Adrian Argenta 1 ; Clara Vendrusculo Raimondi 2 ; Júlia Picua Gonçalves 3 ; Mathias Parussolo Boniati 4 ; Volmir Rabaioli 5
1Estudante do Curso Téc. em Administração (3º ano, T 35), e-mail: adrian.2021321218@aluno.iffar.edu.br 2Estudante do Curso Téc. em Administração (3º ano, T 35), e-mail: clara.2021308379@aluno.iffar.edu.br 3Estudante do Curso Téc. em Administração (3º ano, T 35), e-mail: julia.2021300380@aluno.iffar.edu.br 4Estudante do Curso Téc. em Administração (3º ano, T 35), e-mail: mathias.2021317574@aluno.iffar.edu.br 5Professor, e-mail: volmir.rabaioli@iffarroupilha.edu.br

Como estudantes do Curso Técnico em Administração Integrado percebeu-se que saber identificar oportunidades e ameaças no mercado empreendedor é de extrema importância, pois o empreendedor que faz essa análise previamente se posiciona à frente de seus concorrentes. Logo, este trabalho se justifica pelo intuito de ajudar futuros empreendedores que não tiveram o conhecimento técnico durante sua formação a terem uma base para futuros empreendimentos. O objetivo do trabalho consiste em criar um “guia” de como identificar as oportunidades e ameaças em determinada região, assim como, ajudá-lo a identificar suas forças e fraquezas por meio da utilização da Matriz SWOT. A análise SWOT tem a função, conforme Chiavenato e Sapiro (2003), de relacionar as oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo com as forças e fraquezas mapeadas no ambiente interno da organização. Neste contexto, as oportunidades para as organizações são as variáveis externas e não controladas, que podem criar as condições favoráveis para a organização, desde que ela tenha condições ou interesse de utilizá-las (REZENDE, 2008). Dessa forma, o empreendedor deve analisar o cenário da sua região, identificar setores que têm incentivos governamentais, setores novos cuja demanda ainda não foi suprida, bem como olhar para o mercado digital, que pode ser uma oportunidade em qualquer lugar do mundo globalizado. Já as ameaças são aspectos que afetam negativamente a empresa em relação ao mercado onde está ou irá se inserir. São fatores que não podem ser controlados pela empresa e são relevantes para o planejamento estratégico (MARTINS, 2007). Nesse sentido, o empreendedor deve evitar setores que já estejam saturados na região, assim como setores em que grandes redes possam se instalar e competir com a pequena empresa. Paralelo a isso, devem considerar aspectos da economia mundial (como guerras) e da economia nacional (como novos governos). De acordo com Rezende (2008), as forças ou pontos fortes da organização são as variáveis internas e controláveis que propiciam condições favoráveis para a organização em relação ao seu ambiente. No caso do indivíduo, são as características de empreendedor que podem ser desenvolvidas, como, por exemplo, ser questionador, inovador, criativo, ousado, ter perfil de liderança e saber trabalhar em equipe. Complementa-se a isso os cursos de formação que a pessoa possui, conhecimentos práticos e networking. Por fim, conforme Martins (2007), as fraquezas são aspectos negativos da empresa em relação ao seu produto, serviço ou unidade de negócios. Trazendo para o indivíduo, são basicamente a falta das características empreendedoras citadas anteriormente, a falta de recursos e de conhecimento também são fatores que devem ser considerados fraquezas, logo, o empreendedor deve focar em melhorar seus pontos fracos. Pode-se concluir que a utilização da Matriz SWOT na elaboração de cenários empreendedores pode contribuir com o sucesso de novos empreendimentos e alavancar o desenvolvimento regional.

Referências bibliograficas:

CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento Estratégico: fundamentos e aplicações. 1. ed. 13° tiragem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000.

KOTLER, Philip. Marketing Essencial. 2ª Ed. São Paulo: Pearson / Prentice Hall, 2005.

MARTINS, Leandro. Marketing: Como se tornar um profissional de sucesso. 1. ed. São Paulo: Digerati Books, 2006.

REZENDE, Denis Alcides. Planejamento Estratégico para Organizações: públicas e privadas. 1. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.

Palavras chaves: Empreendedorismo; Matriz Swot; Oportunidade

Obs.: Este resumo contém 457 palavras