E. E. E. B. Sepé Tiaraju (Frederico Westphalen)
RESFRIADOR PORTÁTIL
Carolina Gregory Diedrich
Larissa de Oliveira Brandalise
Rafael Albarello Ritterbuch
Pedro Felipe Cañellas Lavarda Brezinski
Liliane Rodrigues Peretto .
(Escola Estadual de Educação Básica Sepé Tiaraju)
A sala de aula deve ser um espaço que proporcione conhecimentos teóricos e práticos, mas que além disso, consiga mudar atitudes para a reconstrução de uma nova cultura. Sendo assim, o nosso projeto surgiu pela necessidade de uma educação ou reeducação ambiental que torne o conceito de sustentabilidade algo compreensível e aplicável no cotidiano. Com esse objetivo a turma 72 se propôs em desenvolver uma caixa que resfrie as garrafas de água sem desperdiçar a água que nelas contém para ser usada na sala de aula, principalmente no verão. Inicialmente foi necessário pesquisas acerca da temática, debates sobre o assunto e elaboração do projeto. A fim de, adquirirmos os recursos materiais para o projeto, realizamos vendas de docinhos nas ruas da cidade e utilizamos os lucros para a aquisição dos materiais necessários para a montagem da caixa. Os materiais utilizados foram: Dois Dissipadores, Dois Coolers, Uma Pastilha Peltier, Uma Pasta Térmica, Uma Caixa de Isopor, Duas Folhas de E.V.A 10 mm, Um Rolo de Papel Alumínio, Uma Fonte de Carregamento 12 Voltz 5 Amperes e Um Termômetro. Os resultados foram satisfatórios, uma vez que o Resfriador Portátil funcionou corretamente realizando uma corrente de convecção térmica no interior da caixa, conduzido energia através do dissipador, que utiliza a pastilha, retirando assim o calor do Interior do recipiente. O ciclo do resfriamento é um processo que utiliza a física da transferência de calor de mudança de fase e as propriedades únicas para transferir calor de uma fonte relativamente fria para um meio quente. A caixa conseguiu chegar à temperatura média de 6 graus positivos, e recebeu o nome de Resfriador Portátil. A construção e o desenvolvimento do projeto, permitiu, dentro da ótica da sustentabilidade e tecnologia, discutir e refletir que para melhoramos o meio ambiente, devemos deixar mais sustentável o local em que vivemos.
Referências bibliograficas: