Fármacos: Absorção Medicamentosa e Descarte Adequado

E. E. E. M. 20 de Setembro (Caiçara)

Giovana Salete Memlak 1 ; Henrique Stefanello 2 ; Izaura Ceolin dos Santos 3 ; Luciani Souchie 4
1 e-mail: izaceolin@gmail.com 2 e-mail: izaceolin@gmail.com 3Professora, e-mail: izaceolin@gmail.com 4Professora, e-mail: souchielu@gmail.com

A pesquisa como princípio pedagógico é um método de aprendizagem dinâmico e atrativo que fortalece o protagonismo juvenil. Nesse contexto, nos itinerários formativos do Novo Ensino Médio destaca-se a Farmacologia que é abordada nas escolas de forma interdisciplinar e torna-se significativa por promover reflexões acerca dos medicamentos sintéticos e naturais, cuidados básicos, efeitos fisiológicos e tóxicos ao organismo, além de promover a alfabetização científica contemplando o contexto diário do aluno com conteúdos curriculares, garantindo a formação integral do estudante. Esta pesquisa visa fomentar este processo de aprendizagem quando os alunos, protagonistas da pesquisa, demonstrarão, por meio de uma simulação prática, as formas de absorção do princípio ativo de diferentes fármacos no organismo humano, reações químicas ocorridas por via oral no sistema digestivo, promovendo orientações acerca dos cuidados da automedicação, efeitos fisiológicos e tóxicos ao organismo, inter-relacionando conteúdos científicos compreendidos na área das ciências da Natureza com a prática da ação medicamentosa. Ainda, devido à preocupação com o descarte adequado de medicamentos e foi confeccionado, por um grupo de discentes da Escola Estadual de Ensino Médio 20 de Setembro, um coletor de medicamentos a fim de promover sensibilização da comunidade escolar e externa de forma interdisciplinar e transdisciplinar, quanto aos possíveis riscos sanitários e ambientais. Por efeito, o aluno torna-se pesquisador e mediador de seus conhecimentos, desencadeando habilidades de aprimoramento científico, comunicação e expressão, além de promover uma ação social na comunidade em que está inserido.

Referências bibliograficas:

SCHENKEL, E. P. Cuidados com os medicamentos. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1996.

SCHENKEL, E.P.; FERNANDES, L.C.; MENGUE, S.S. Como são armazenados medicamentos nos domicílios. Acta farmacêutica Bonaerense, v.24, n.2, p.266-270, 2005.

SILVA, Penildon. Farmacologia. 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005

SINITOX. Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas. Disponível em: < https://sinitoxdados.icict.fiocruz.br/> Acesso em: 20 de jul. 2017.

SOUZA, C.D.F.A., FALQUETO, E. Descarte de Medicamentos no Meio Ambiente no Brasil. Revista Brasileira de Farmácia, v. 96 n.2, p.1142-1158, 2015.

Palavras chaves: Absorção medicamentosa; Descarte de medicamentos; Farmacologia; Pesquisa como princípio pedagógico; Protagonismo juvenil.

Obs.: Este resumo contém 240 palavras