I. E. E. 22 de Maio (Palmitinho)
A busca por fontes de energia limpa e renovável tem se intensificado nas últimas décadas devido à necessidade de mitigar os impactos ambientais causados pelos combustíveis fósseis. A energia solar se destaca como uma alternativa promissora, e a eficiência das placas solares é um fator crucial para aumentar sua viabilidade e competitividade no mercado energético. Nesse contexto, o estudo de placas solares com uma melhor eficiência vem se tornando um ramo científico com grande efetividade. Recentemente, surgiu uma abordagem inovadora que é a utilização da arte japonesa kirigami, que consiste em cortes precisos e simétricos em papel, para tornar as placas solares flexíveis e moldáveis. Essa técnica permite a criação de padrões geométricos que conferem maior flexibilidade e adaptação aos diferentes ângulos de incidência da luz solar. Ao incorporar a flexibilidade do kirigami, as placas solares se tornam mais eficientes, pois conseguem acompanhar o movimento do sol ao longo do dia, maximizando a captação de energia. Além disso, essa flexibilidade permite a aplicação em superfícies curvas, como telhados, fachadas de edifícios e veículos, ampliando as possibilidades de instalação e aproveitamento de energia solar. Outra vantagem do uso do kirigami nas placas solares é o potencial de redução de custos em relação aos rastreadores solares convencionais. Os rastreadores solares são dispositivos mecânicos que possuem a maior eficiência do mercado, pois acompanham o movimento do sol, direcionando as placas para a posição ideal de captação de energia, tendo uma eficiência de, aproximadamente, 40% superior à das placas convencionais. No entanto, esses sistemas são complexos e custosos, enquanto as placas solares flexíveis baseadas em kirigami oferecem uma solução mais simples e econômica, além de apresentar uma eficiência de 36% a mais que as placas convencionais. O estudo de novas estruturas de placas solares baseadas na arte do kirigami apresenta uma grande importância na busca por aumentar a eficiência da energia solar. Ao tornar as placas solares flexíveis e adaptáveis, temos um aumento de eficiência considerado quando comparado com as placas tradicionais e muito próximo ao do rastreador solar, porém com uma redução de custos em relação aos rastreadores solares além de ampliar as possibilidades de instalação. Essa abordagem inovadora pode impulsionar o desenvolvimento sustentável e a transição para uma matriz energética mais limpa e renovável.
Referências bibliograficas:
Lamoureux, A., Lee, K., Shlian, M. et al. Dynamic kirigami structures for integrated solar tracking. Nat Commun 6, 8092 (2015). https://doi.org/10.1038/ncomms9092.
Barbose, G. Tracking the Sun VI: An Historical Summary of the Installed Price of Photovoltaics in the United States from 1998 to 2012. Report No. LBNL-6350E, (Lawrence Berkeley National Laboratory, Berkeley, 2014.
Lee, K., Shiu, K., Zimmerman, J. D., Renshaw, C. K. & Forrest, S. R. Multiple growths of epitaxial lift-off solar cells from a single InP substrate. Appl. Phys. Lett. 97, 101107 (2010).
Cruz, P. J. S., Buri, H. U. & Weinand, Y. in ICSA2010 1st International Conference on Structures & Architecture (CRC Press/Balkema Taylor & Francis Group, 2010).
Lee, K., Zimmerman, J. D., Hughes, T. W. & Forrest, S. R. Non-destructive wafer recycling for low-cost thin-film flexible optoelectronics. Adv. Funct. Mater. 24, 4284 (2014).