IFFar - Campus Frederico Westphalen
O presente trabalho de pesquisa tem como principal objetivo a visualização do comportamento ondulatório das ondas sonoras através das chamas oscilantes em um tubo de Rubens, o qual se constitui de um tubo metálico de 75 mm de diâmetro e 1,20 m de comprimento, com uma linha horizontal de furos de 0,5 mm de espessura, distanciados de 1 cm um do outro. As extremidades do tubo são seladas com uma fina membrana vibratória de borracha em um dos lados, onde fica acoplada uma caixa de som, na outra ponta está uma tampa de vedação com um ponto de alimentação de gás de cozinha, responsável por fornecer o combustível necessário para as chamas. O funcionamento do tubo de Rubens acontece da seguinte maneira: o gás de cozinha conectado ao tubo alimenta as chamas, e a caixa de sonora no lado oposto, quando em funcionamento, fornece as ondas sonoras que se propagam através da fina membrana vibratória, provocando alterações de pressão no interior do tubo e consequentemente variações nos padrões de intensidade das chamas. Os diferentes padrões produzidos pelas chamas, representando a formação de ondas estacionárias, permitindo observar e analisar as diferentes características de intensidade, comprimento de onda e frequência sonora, o que de certa forma, permite “enxergar” o som, possibilitando uma forma didaticamente interessante de estudo das ondas mecânicas.
Referências bibliograficas:
GASPAR, Alberto. Física.São Paulo,Ed. Ática, 2008
ALVARENGA, Beatriz, MÁXIMO, Antonio. Curso de Física Volume 2. São Paulo, Ed. Scipione,2006
FIZEMOS um alto-falante de fogo!!! (TUBO DE RUBENS). Manual do Mundo, [S. l.], p. 1, 31 jul. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iuaTCKkYtRM. Acesso em: 16 ago. 2023.
APRENDA a construir um Tubo de Rubens. Show de Física UFES , [S. l.], p. 1, 3 jun. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8f0FcDPUqRk. Acesso em: 16 ago. 2023.